Caros leitores e leitoras.

domingo, 31 de março de 2013

Estudante cria sítio na internet para ajudar a recuperar carro roubado


Quero meu Carro de Volta  é um sitio utilidade pública destinado a ajudar vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o Brasil. Ele foi lançado em agosto de 2012, pelo estudante de Jornalismo Kleber Karpov, após ter a sua caminhonete D20 furtada no estacionamento da faculdade onde estuda. Atualmente o site tem aproximadamente 800 vítimas cadastradas e conta com uma base de dados de mais de 400 veículos recuperados pela polícia que estão em pátios de delegacias esperando por seus donos.

Alguns dos motivos que o levaram a criar o site foram foi a descoberta do alto índice de roubos e furtos de veículos no país. Uma pesquisa encomendada pela revista eletrônica Exame.com, revela que  264 mil veículos foram roubados em 2010, esse número caiu para 255 mil em 2011, além da própria logística dos roubos que em geral têm quatro destinações: roubo para cometer pequenos furtos na própria cidade, roubo para desmanche e revenda de peças e roubo para comercialização por valor irrisório em outras cidades/estados/países e ainda para a prática de tráfico de drogas onde o veículo é utilizado como moeda de troca.

A falta de estrutura, a falta de integração de sistemas e, principalmente, a falta de peritos para dar conta do número cada vez mais crescente de veículos roubados foram descobertas feitas por Karpov por meio da internet, que levaram ao desenvolvimento do site. Isso porque uma vez recuperado, o veículo só pode ser liberado após passar por perícia. Karpov descobriu que há estados como por exemplo o Goiás, com mais de 140 municípios que contam com apenas cinco peritos para atender toda a demanda do estado. Outro motivo é falta de estrutura apropriada do Estado em dar retorno para as vítimas. Dos sites das delegacias de polícia civil (polícia judiciária), das 27 unidades federativas, apenas quatro têm em seus serviços on-line, uma estrutura que ofereça informações às vítimas sobre os veículos recuperados.

O cadastro de veículos roubados e furtados no Quero Meu Carro de Volta é gratuito. E embora as vítimas não interajam entre si, por questões de segurança, elas compõem uma rede colaborativa que ajudam a divulgar e difundir o site oferecendo denúncias de veículos recuperados pela polícia e de veículos em condições suspeitas que estejam abandonados ou em locais de desmanches, o que ajuda outras vítimas no processo de recuperação de veículos roubados.

Nenhum comentário: