Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Exposição fotográfica sobre o Egito, em Brasília


A jornalista e fotógrfa Kenia Ribeiro inaugura neste sábado, 2/3, a exposição de fotografias EGITO: Arqueologia do Sagrado. São 120 imagens que reúnem monumentos e templos que fizeram do Antigo Egito uma recordação de mistério e magia.
A abertura da exposição contará com uma palestra intitulada Egito: Terra de Faraós, que segundo Kenia "é uma viagem tão boa quanto um programa do History Channel."
Até hoje o Antigo Egito está impregnado em cada um de nós e uma boa amostra disso é a palavra "Amém", que significa "assim seja". Estudos de etimologia apontam que Amém é uma forma da palavra hebraica equivalente à "verdade". Em um tempo anterior, os egípcios empregavam o termo para invocar o seu grande deus de mistério:  Ammon, o deus oculto, o Sol de Justiça. 
Arqueologia do Sagrado é um projeto de documentação fotográfica que busca captar algo da chama espiritual de civilizações que nos antecederam no tempo.  
Através de templos, monumentos e resquícios arqueológicos descobrimos uma linguagem simbólica, repleta de transcendências que muitas vezes ultrapassam nossa percepção consciente. Por isso, certas imagens receberam tratamento especial. Algumas conferem caráter de atemporalidade. Outras, se destacam por fortes contrastes ou cores etéreas. Ainda outras nos surpreendem por enigmáticos feixes de luz projetados pelo sol. 
Egito é a primeira etapa deste trabalho. Representa portanto um portal que aponta para a pluralidade de signos do acervo humano. E nos permite, quiçá, olhar o passado com referência ao porvir.
Então, agende-se para o vernissage neste sábado, 2/3, a partir das 19h. A exposição fica montada até o dia 26 de abril. 

Kenia de Aguiar Ribeiro é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Estuda Filosofia em Nova Acrópole. Tem trabalhado com fotografia e editoração para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Projeto Felicidade Interna Bruta (FIB), Instituto Igarapé, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Civilian Capacity Network, entre outros. Realizou exposições fotográficas no Brasil e na África do Sul.



Nenhum comentário: