O investimento publicitário na TV por assinatura cresceu 20% em 2011, passando de R$ 1 bilhão em 2010 para um total estimado em R$ 1,2 bilhão no final do ano. O segmento foi o segundo que mais cresceu no país, atrás apenas da Internet, segundo a ABTA, que apresentou nesta quarta, dia 1º, o Mídia Fatos 2012, caderno anual com dados do setor de TV por assinatura voltado ao mercado publicitário.
O presidente da associação, Alexandre Annenberg, destaca o crescimento da classe C na base de assinantes como um dos grandes impulsionadores do mercado. A TV por assinatura, que cresceu 30% em número de assinantes no ano passado, chega hoje a 18% dos domicílios de classe C, 50% a mais que no ano anterior, e esta faixa de renda representa 30% da base total de assinantes.
Segundo a publicação, o tempo médio de audiência diária da TV por assinatura é de 2h28 diárias, e no primeiro semestre do ano passado foram veiculadas 1,2 milhão de inserções publicitárias.
A penetração da TV por assinatura no país é de 26% dos domicílios, mas em praças como Florianópolis o número chega a 37%. Outras capitais com penetração acima da média nacional são Rio de janeiro (35%), Campinas (30%), Belo Horizonte e São Paulo (30%).
Segundo a ABTA, o crescimento da classe C na base de assinantes vem trazendo novos perfis de anunciantes, como as redes de varejo, antes focadas quase que exclusivamente na TV aberta. Os setores que mais anunciam na TV por assinatura são o de automóveis, telecomunicações e financeiro. Outro segmento que vem crescendo é o de produtos de beleza.
No primeiro semestre de 2011 os dez maiores anunciantes da TV paga eram, na ordem, Unilever, Fiat, Peugeot Citroën, Ambev, HSBC, Claro, Oi, Ipiranga, Ford e Itaú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário