Jacatupé, mangarito, cubiu, jambu, ora-pro-nobis, peixinho, serralha, araruta, taioba, beldroega, capiçoba e bertalha são exemplos de plantas comestíveis de uso tradicional do povo brasileiro, mas que hoje estão esquecidas, algumas ameaçadas de extinção ou simplesmente são desconhecidas e consideradas mato ou planta daninha, sem nenhum valor ou que precisem ser exterminadas.
Mas está surgindo um movimento de resgate e de divulgação do cultivo e do consumo dessas hortaliças tradicionais. Um desses trabalhos está sendo desenvolvido pela Embrapa Hortaliças.
O Sintonia ambiental dessa semana entrevista o pesquisador da Embrapa Hortaliças Nuno Rodrigo Madeira. Ele está à frente de um projeto de resgate e disseminação das plantas comestíveis tradicionais do povo brasileiro.
Os objetivos são: ampliar a variedade de alimentos disponíveis na mesa da população, retirar da ameaça de extinção plantas tradicionais do Brasil e abrir novas oportunidades de produção e de geração de renda para os agricultores familiares.
O programa radiofônico Sintonia Ambiental é produzido pela Coordenação em Ondas Curtas da Rádio Senado. Atualmente, em função da não renovação do contrato de utilização dos equipamentos de transmissão entre o Senado Federal e a EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, a Rádio Senado Ondas Curtas está fora do ar. No entanto, Sintonia Ambiental continua sendo disponibilizado na internet no endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio Seguem os links dos áudios.
Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Rádio Senado transmite na web programa sobre plantas comestíveis
Enviado por José Carlos Sigmaringa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A Dra Clara Brandão, no seu livro "Hortas Perenes" e o coletivo da Biologia da UFRGS, sob o comando dos Profs Paulo Brack e Ingrid Barros, tem estudado e mobilizado por muitas Plantas Comestíveis Não Usuais...que um dia foram conhecidas e utilizadas.
Os "nopales"- cactus, são tb de extrema valia....
Novos tempos vem vindo....
qui bão....
claudinhaV
nutricionista vegana
Os Eng Agr
Valdely Ferreira Kinupp
Ary Uriartt (da EMATER/RS)
agricultores da Feira dos Agricultores Ecologistas em Porto Alegre,
e Nelson Dias Diehl(cactus)
vem trabalhando com o tema!
Teoria/Prática/Receitas/mobilização
Postar um comentário