Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rádio Senado transmite na web programa sobre plantas comestíveis

Enviado por José Carlos Sigmaringa

Jacatupé, mangarito, cubiu, jambu, ora-pro-nobis, peixinho, serralha, araruta, taioba, beldroega, capiçoba e bertalha são exemplos de plantas comestíveis de uso tradicional do povo brasileiro, mas que hoje estão esquecidas, algumas ameaçadas de extinção ou simplesmente são desconhecidas e consideradas mato ou planta daninha, sem nenhum valor ou que precisem ser exterminadas. 
Mas está surgindo um movimento de resgate e de divulgação do cultivo e do consumo dessas hortaliças tradicionais. Um desses trabalhos está sendo desenvolvido pela Embrapa Hortaliças.
O Sintonia ambiental dessa semana entrevista o pesquisador da Embrapa Hortaliças Nuno Rodrigo Madeira. Ele está à frente de um projeto de resgate e disseminação das plantas comestíveis tradicionais do povo brasileiro.
Os objetivos são: ampliar a variedade de alimentos disponíveis na mesa da população, retirar da ameaça de extinção plantas tradicionais do Brasil e abrir novas oportunidades de produção e de geração de renda para os agricultores familiares.
O programa radiofônico Sintonia Ambiental é produzido pela Coordenação em Ondas Curtas da Rádio Senado. Atualmente, em função da não renovação do contrato de utilização dos equipamentos de transmissão entre o Senado Federal e a EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, a Rádio Senado Ondas Curtas está fora do ar. No entanto, Sintonia Ambiental continua sendo disponibilizado na internet no endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio Seguem os links dos áudios.

2 comentários:

claudia lulkin disse...

A Dra Clara Brandão, no seu livro "Hortas Perenes" e o coletivo da Biologia da UFRGS, sob o comando dos Profs Paulo Brack e Ingrid Barros, tem estudado e mobilizado por muitas Plantas Comestíveis Não Usuais...que um dia foram conhecidas e utilizadas.
Os "nopales"- cactus, são tb de extrema valia....
Novos tempos vem vindo....
qui bão....
claudinhaV
nutricionista vegana

claudia lulkin disse...

Os Eng Agr
Valdely Ferreira Kinupp
Ary Uriartt (da EMATER/RS)
agricultores da Feira dos Agricultores Ecologistas em Porto Alegre,
e Nelson Dias Diehl(cactus)
vem trabalhando com o tema!
Teoria/Prática/Receitas/mobilização