Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Abertas as inscrições para o Festival de Cinema Transcendental

Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do Festival de Cinema Transcendental, que acontece entre os dias 26 e 29 de março, na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional, em Brasília. O evento está em sua segunda edição, e traz à plateia um novo gênero cinematográfico, focado em temas relacionados à solidariedade e à religiosidade.
Podem participar da competição vídeos finalizados em qualquer data, com até 25 minutos de duração, nas categorias Ficção, Animação e Documentário. O material deve ser enviado no formato digital e 35mm até o dia 1° de março, para o endereço SRTVS Quadra 701 Conjunto L, nº 38, Bloco 1, sala 622, Ed. Assis Chateaubriand - Brasília-DF - CEP 70340-906
Cada diretor poderá inscrever até três filmes. Mais informações e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.cinematranscendental.com.br. Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o Troféu Luz.
O Festival de Cinema Transcendental é organizado pela Estação da Luz, produtora dos filmes “Chico Xavier”, “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” e “As mães de Chico Xavier”. O evento foi realizado pela primeira vez no ano passado, e se mostrou um sucesso de público. Mais de 40 produções foram inscritas na competição de Curtas-Metragens.
Os organizadores do festival estão otimistas para esta segunda edição. “Estamos vivendo um momento no Brasil de incentivo a produções nacionais, principalmente material para TV. Nesse cenário, acreditamos que vale a pena incentivar os produtores a pensar em algo com alguma mensagem modificadora, positiva. A ideia do festival é fomentar esse tipo de trabalho”, afirma Sidney Girão, um dos diretores da Estação da Luz. Ele acredita que, pela boa receptividade do festival no ano passado, em 2012 a mostra terá uma seleção de filmes com uma qualidade técnica ainda melhor.
Área Q
A segunda edição do festival será encerrada com a pré-estreia do filme “Área Q”. A película teve a maioria das cenas rodadas nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará. O Filme é uma co-produção EUA e Brasil (Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes), dirigida pelo brasileiro Gerson Sanginitto. O experiente diretor carioca mora em Los Angeles (EUA) e já tem vários trabalhos em seu currículo, como o filme “The Morgue“.
O filme é estrelado pelo astro de Hollywood Isaiah Washington (da série Grey's Anatomy), que vive o jornalista Thomas Mathews, atormentado pelo desaparecimento de seu filho. A sua busca o leva a fazer uma matéria no Brasil sobre aparição de OVNI`s no sertão brasileiro, onde descobre que estes casos estão relacionados ao sumiço de seu filho. Também participam do elenco os atores brasileiros Murilo Rosa, Tânia Kalil, Ricardo Conti entre outros. O filme, que será lançado no Brasil no dia 13 de Abril, recentemente foi selecionado entre os finalistas para o Hollywood Film Festival.

O gênero transcendental

Trata-se de um movimento cultural e artístico focado na solidariedade e na religiosidade. Ele nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, de amor e caridade. Isso não significa que ele seja composto apenas de filmes religiosos, apesar da temática ser frequente. O tema transcendental é rico de experiências e relatos que afetam o cotidiano e mexem com questões como crenças do imaginário popular, e chama a atenção do público para os valores e questões relacionados à vida humana.

Serviço:

2º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 26 a 29 de março de 2012
Ingresso: 2kg de alimento não perecível
Mais informações:
Estação da Luz: (85) 3260-5140
Frisson Comunicação: (61) 3964-8104
Site: www.cinematranscendental.com.br

Nenhum comentário: