Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TV Assembléia vai cobrir carnaval capixaba

Por Natália Gadiolli / Web Ales

A TV Assembleia e a Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV-ES) firmaram convênio de cooperação técnica para cobertura completa do Carnaval 2012 de Vitória.
A parceria prevê a cooperação técnica tanto de equipamentos quanto de recursos humanos durante os dois dias do desfile de Carnaval, garantindo mais qualidade à cobertura do evento. “Vamos agregar a equipe da TV Assembleia com a da TVE, que já faz o Carnaval há 30 anos. Tanto nós quanto o público só temos a ganhar. É juntar as TVs públicas em benefício do telespectador”, ressaltou a diretora da TVE, Marília Targueta.
A iniciativa reforça a parceria entre as duas TVs públicas capixabas, iniciada com a transmissão das sessões ordinárias do Poder Legislativo pela TVE, em 2003, e abre caminhos para a consolidação de projetos futuros. “Muita coisa pode e deve ser feita em parceria, esse é o caminho. Com certeza outros projetos virão e vamos executá-los com prazer”, afirmou a diretora administrativa da TVE, Rose Duarte.
Mais do que uma parceria, a assinatura deste convênio visa a projeção do Espírito Santo no cenário nacional. “Nós temos um dos maiores desfiles de escola de samba do Brasil, mas muita gente não o conhece, pois só se fala em Rio e São Paulo. Então aproveitamos a oportunidade para fazer uma cobertura conjunta, unindo equipamentos, profissionais e experiência. A TVE vai disponibilizar o material para a TV Brasil e nós, como TV Legislativa, vamos disponibilizar para a TV Câmara e a TV Senado”, enfatizou a coordenadora de mídias da TV Ales, Patrícia Bravin.

O secretário de Comunicação do Estado, Ronaldo Carneiro, apoiou a idéia: “Tudo o que for feito para tornar visível e promover o Estado nacionalmente é bem-vindo”. Para o deputado estadual Sandro Locutor, membro da Comissão de Comunicação e Cultura da Ales, o termo de cooperação é um marco positivo. “A integração entre os profissionais proporcionará aos capixabas uma bela transmissão. Fico feliz em representar a Assembleia, em nome dos demais deputados, nesse ato”, disse ele.

14 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um absurdo. Dinheiro público não deve ser empregado em transmissão de carnaval, pra isso, já existem as tvs comerciais. Tvs Legislativas, são para transmitir sessões ordinárias e no máximo, produzirem programas para um público em geral. Isso vai contra o princípios básicos da administração pública e também contra o que diz a lei de Tv a cabo. No poder público, tudo é regido por leis e não podem passar por cima delas. O Ministério Público tem de interfirir nisso.

Anônimo disse...

Bela iniciativa. As tvs publicas tem, entre outras, a funcao de divulgar manifestacoes culturais, e o carnaval e a maior manifestacao cultural do Pais e do Estado. Parabens tvE e tvALES!!!!!

Anônimo disse...

Absurdo e a falta de conhecimento... Kkkkkkkkkkk... Pena q não fizeram essa parceria antes!!

Anônimo disse...

Vocês devem ser cabos eleitorais de algum deputado, né? Pois, a população provavelmente não sabe disso. Equipamento público, não deve ser utilizado de forma que não seja para o bem público. Nosso país está nessa draga por causa disso. Confundem público com particular. Isso deve ser combatido.

Anônimo disse...

Lembrando q tvE tb é tv publica... Se o q alguns desinformados estao escrevendo fosse regra, a tvE, entre outras tvs publicas não poderiam divulgar manifestacoes culturais!! Enfim, bela iniciativa tvE e tvAssembleia. Parabens pelo profissionalismo e inteligencia!!!

Patricia Bravin disse...

Caríssimo Anônimo. Qual é o impedimento? A Constituição Federal não define o que seja conteúdo de Tv Comercial ou de TV Pública. A Carta Magna prevê a complementariedade dos sistemas. Mas na prática, enquanto as TVs comerciais têm foco na promoção da audiência, as públicas priorizam a promoção do cidadão. O Ministério Público e a população têm na transmissão da TVE, que já conta com mais de 30 anos de tradição, um enfoque do carnaval como produto cultural, fruto da nossa identidade brasileira e não como negócio midiático. Sinceramente, o Ministério Público tem coisa séria a investigar,como as cenas de sexo de estupro do Big Brother. E pelo que tenho visto, o Ministério Público já está fazendo isso, o que nos alegra bastante. Eu sou Patrícia Bravin, jornalista, coordenadora da Tv Assembléia e assino a minha opinião!

Anônimo disse...

Espero q profissionais com perfil ultrapassado e que pensam pequeno, nunca passem em concursos aqui da tv camara e senado. Iam querer mudar a grade de programacao e excluir eventos culturais!!! Xô !!!

arthur wernersbach disse...

Disse tudo Patricia!!!

Luciana Pimentel disse...

Faço minhas as palavras da jornalista Patrícia Bravin. É lamentável ver gente citando a Lei do Cabo sem um pingo de conhecimento do que está falando. Acho que foi por isso que assinou anônimo. A TV Assembleia e a TVE estão de parabéns por preservarem a identidade e a cultura do povo capixaba.

Chico Sant'Anna disse...

Creio que o debate está bem interessante, mas seria mais interessante ainda se os leitores fizessem com Luciana Pimentel, Arthur Wernersbach e Patrícia Bravin e se identificassem ao expor suas opiniões.
Saber extamente o papel de um canallegislativo é um debate antigo e as contribuições de todos ajudam a elucidar esta questão.

Anônimo disse...

Atenção senhores defensores da imoralidade. Tv Educativa é uma coisa, Tv Legislativa é outra coisa. Não confundam. Se vocês conhecessem os princípios básicos da administração pública, não estariam falando tanta bobagem. Princípio da Legalidade – Qualquer ato da Administração pública só tera validade se respaldado em lei. A Administração não tem liberdade e muito menos vontade pessoal. Enquanto no Direito Privado ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, no Direito público existe uma relação de subordinação, ou seja, só se pode fazer o que a lei autorizar ou determina expressamente. A atuação da Administração será sempre norteada pelo interesse público.

DA OPERAÇÃO DO SERVIÇO TV LEGISLATIVA.

Art. 23. A operadora de TV a Cabo, na sua área de prestação do serviço, deverá tornar disponíveis canais para as seguintes destinações: b) um canal legislativo municipal/estadual, reservado para o uso compartilhado entre as Câmaras de Vereadores localizadas nos municípios da área de prestação do serviço e a Assembléia Legislativa do respectivo Estado, sendo o canal voltado para a documentação dos trabalhos parlamentares, especialmente a transmissão ao vivo das sessões. Isso é lei, não estou inventando.

Patricia Bravin disse...

A Constituição é a Lei maior do país e não traz limitações. A Lei do Cabo também não. Ela diz que a Cabodifusão será destinada aos trabalhos parlamentares, mas não limita expressamente qualquer outra abordagem. Ignorância dizer que as emissoras comerciais têm livre iniciativa. A Radiodifusão, mesmo explorada por iniciativa privada, é um serviço público, tanto que depende de aval. E se as emissoras legislativas não puderem explorar aspectos da nossa cultura, Tv Senado e TV Câmara teriam que mudar grande parte da programação. Mais que isso: se o canal tiver que ser apenas legislativo, a maioria das emissoras de câmaras municipais e assembleias teria que encerrar todas as parcerias (que sustentam suas grades de programação) com entidades que não são parlamentates como o Superior Tribunal de Justiça (STJ Cidadão), O Tribunal Superior Eleitoral (Brasil Eleitor), o Ministério Público Federal (Interesse Público), entre outras. No caso do Espírito Santo, teríamos que mudar o trabalho que vêm sendo realizado desde o início da Tv, além de futuras parcerias. Se não pode para a cultura, não poderia para nada mais. Se é para ser extritamente parlamentar, então, não daria para usar dois pesos e duas medidas. Afinal, "todos são iguais perante à lei". Bom, minha contribuição encerra por aqui, até que as pessoas se identifiquem. Obrigada Chico Sant"Anna pela oportunidade. E vamos continuar este debate entre pessoas que têm coragem de expressar as opniões, pois, da forma como está, parece uma questão de intolerência e aversão ao carnaval e não uma opinião técnica.

Anônimo disse...

Por isso, a Tv NBR foi denunciada por utilizar equipamentos em campanha eleitoral da Dilma Roussef, fosse assim, tudo estaria liberado. Não confunda público com privado. Vejam - http://www.youtube.com/watch?v=SJpilMhKDVA. Querer ofender e justificar a farra é fácil. Aí no Brasil é assim, quem mama, jamais vai querer largar a teta.

Anônimo disse...

Anonimo (a) ainda vai... Mas com burro (a) é dificil !!!! Rsrsrssr... A coisa ta preta!!!