Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Filmes da TV Brasil de 9 a 15 de maio de 2010

Pra quem estiver cansado de ver Faustão, Gugu e Cia, vai ai uma alternativa, a programação de filmes na TV Brasil.
Veja abaixo a programação para o período de 9 a 15 de maio.


Domingo, dia 09 de maio - Cine Ibermédia - 23h
La Vida es Silbar

A TV Brasil exibe neste domingo (09), às 23h, o filme La Vida es Silbar, do cubano Fernando Pérez, um dos diretores mais importantes da geração de 1990 do cinema latino-americano.

La Vida es Silbar (A vida é Assobiar) foi rodado em Havana e é uma produção do Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfico (ICAIC). Narra a história de três pessoas que não são felizes e se dividem entre o amor, o ódio, promessas, verdade e prejuízo.
Três personagens dos dias atuais devem escolher entre manter suas crenças e tradições ou libertarem-se delas para viver uma vida mais livre. A bailarina Mariana prometeu a Deus se manter celibatária caso ela consiga o papel numa apresentação. Julia é uma trabalhadora que sempre desmaia ao ouvir uma palavra em especial. E o percussionista Elpídio foi abandonado pela mãe, coincidentemente chamada Cuba.
Único longa-metragem de ficção produzido em Cuba em 1998, o filme acumulou prêmios por todo o mundo, entre eles o prêmio Goya, promovido pela Academia de Cinema Espanhol.
La Vida es Silbar é mais um filme da série Cine Ibermedia, que reúne obras de países da América Latina, Espanha e Portugal. Os longas estão sendo exibidos simultâneamente nos canais de televisão pública dos 17 países envolvidos no projeto.
Ano 1998. Origem: Cuba. Direção: Fernando Pérez. Roteiro: Eduardo del Liano, Humberto Jiménez e Fernando Pérez. Duração: 106 min. Idioma: espanhol. Elenco: Luis Alberto García, Isabel Santos, Coralia Veloz, Rolando Brito, Claudia Rojas.
Os longas da série Ibermedia estão sendo exibidos simultaneamente nos canais de televisão pública dos 17 países envolvidos no projeto.

Não recomendado para menores de 18 anos

Quinta, 13 de maio - DOC TV IV - 23h - Reprise: Domingos, 1h45
Ligeiramente Grávidas

Na semana das mães, o Doc TV IV, desta quinta-feira (13), exibe Ligeiramente Grávidos – Uma Transa Brasiliana. Representante do estado de Tocantins, o filme aborda uma questão delicada presente em todo o Brasil: a gravidez na adolescência. O documentário se concentra no cotidiano de estudantes do ensino público de Porto Nacional, município a 63 km de Palmas. Nascido em Porto Nacional, o diretor Hélio Brito já foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). Em 2003, Brito foi o vencedor da primeira edição do Doc TV com o filme Cadê Profiro.
Duração: 52 minutos. Autor e Diretor: Hélio Brito. Co-produção: Hélio Brito Virtual Criação e Produção REDESAT - TV Palmas

Sexta, dia 14 de maio - Programa de Cinema - 23h
Brilhante

O longa-metragem de Conceição Senna se passa na pequena cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (Bahia). O processo de transformação de Lençóis, uma pequena cidade decadente e vivendo basicamente da extração de pedras preciosas, se deu a partir das filmagens de "Diamante Bruto", em 1977. Além de servir de cenário, toda a população, em torno de 4 mil pessoas, participou de alguma forma da realização do filme. O trabalho resgatou a auto-estima dos moradores e atraiu muitos visitantes, fazendo com que surgisse uma relação especial entre a população e o filme realizado. Trata-se de um lugar arruinado pela decadência dos garimpos que, depois de 25 anos, tornou-se um dos mais visitados centros turísticos do país. Este documentário conta o impacto de Diamante Bruto na história da cidade.

Duração: 75 minutos. Gênero: Documentário. Ano de Produção: 2006
Livre


Sábado, dia 15 de maio - Programa de Cinema - 22h
Hércules 56

Documentário do cineasta Sílvio Da-Rin, que aborda a luta armada contra o regime militar, será exibido no sábado (15), às 22 horas, na sessão Programa de Cinema. O longa-metragem é focado no sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, ocorrido em setembro de 1969. Em troca do diplomata, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de todas as tendências que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.
Através de entrevistas com nove sobreviventes e imagens de arquivos são relembrados os fatos daquela época. Muitas recordações vêm à tona, como o medo dos presos políticos de serem atirados do Hércules, as lembranças do desembarque no México e, depois, em Cuba, onde foram recebidos por Fidel Castro. O filme contribui para uma avaliação sobre a experiência de luta armada no Brasil.
Para recompor a época, Da-Rin recorreu também a imagens de alguns dos prisioneiros já falecidos, como o líder camponês Gregório Bezerra e o líder estudantil Luís Travassos, entre outros.
Os principais personagens do filme são os remanescentes do grupo de 69 como Agonalto Pacheco, Flávio Tavares, José Dirceu, José Ibrahin, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Mario Zanconato, Ricardo Vilas, Ricardo Zarattini e Vladimir Palmeira.
Para rememorar os objetivos e detalhes do sequestro, o seu contexto e a repercussão sobre o processo político nacional, o longa de Da-Rin promove a reunião de Cláudio Torres, Daniel Aarão Reis e Franklin Martins, dirigentes da Dissidência da Guanabara (DI-GB), que idealizou a ação e passou então a adotar a sigla MR-8; e Manoel Cyrillo e Paulo de Tarso Venceslau, os dois únicos remanescentes da Ação Libertadora Nacional (ALN), que realizou conjuntamente a operação.
De: Silvio Da-Rin. Ano: 2007. 94 minutos. Com: Agonaldo Pacheco, Flavio Tavares, Jose Dirceu, Jose Ibrahim, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Mario Zanconato, Ricardo Vilas, Ricardo Zarattini, Vladimir Palmeira, Claudio Torres, Daniel Aarão Reis e Franklin Martins.

Livre

Nenhum comentário: