Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Internet: Web 3.0 em dez anos é improvável, indica estudo

Da TI Inside

As previsões de que a web 3.0, a chamada web semântica (uma extensão da web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação), se tornará realidade em 2020 têm sido vistas com certo ceticismo por observadores do mercado e internautas. Um estudo recente da consultoria Pew Research Center revela que 52% dos especialistas acreditam que a web semântica não se concretizará antes de dez anos, enquanto 47% dos usuários de internet compartilham a mesma opinião.
O estudo classifica a web 3.0 como um conceito de internet no qual os software realizarão tarefas complexas pelos usuários, levando em consideração o significado das informações transmitidas entre eles. Numa busca, por exemplo, a ferramenta conseguiria prever qual é o significado de determinada palavra que o internauta procura naquele momento e, num outro momento, o serviço de busca também conseguiria identificar outro significado para mesma palavra.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 371 especialistas em tecnologia e 895 internautas comuns, as pessoas acreditam que "muitos fatores extremamente complicados precisam se encaixar perfeitamente" para que a web semântica se torne realidade. A maioria dos entrevistados acha que dez anos é muito pouco tempo para que "as máquinas simplifiquem todas as complicações criadas pelos seres humanos e comecem a interpretar o que pensamos".
Quando perguntados se acreditavam que essa evolução da internet pode trazer benefícios para as pessoas, a resposta foi positiva. Segundo a consultoria, quase todos os entrevistados têm certeza de que tecnologias que praticamente interpretam pensamentos trariam incontáveis oportunidades para o uso da internet, mas se mantêm céticos quanto à transformação dessas previsões em realidade até 2020.

Nenhum comentário: