Do M&M Online
O ano de 2009 será marcado como um período positivo para os negócios do SBT. De acordo com o balanço oficial divulgado nesta sexta-feira 16, a emissora encerrou o exercício de 2009 com uma receita líquida de R$ 688,9 milhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano anterior.
O desempenho serviu para retomar os negócios da emissora, cuja receita havia passado por um declínio nos anos anteriores. Em 2007, a receita líquida do SBT havia totalizado o valor de R$ 625,2 milhões. Já no ano seguinte, 2008, os números da empresa foram caindo, derrubando a receita líquida para R$ 608,8 milhões. Agora, em 2009, ano em que o mercado sofreu os reflexos da crise econômica global - que refletiram em uma retração das verbas de mídia, pelo menos no primeiro semestre - o SBT retomou o fôlego e conseguiu superar as dificuldades para voltar ao ritmo de crescimento.
Além da receita, o lucro líquido também subiu, totalizando o montante de R$ 40 milhões. O valor é mais do que o dobro (102% maior) do que o lucro obtido no ano de 2008. De acordo com a emissora, a tendência é de que esse embalo continue no ano de 2010, temporada propiciada pela existência de grandes eventos - como Copa do Mundo e eleições - que tendem a ser garantia de verbas publicitárias. O SBT espera que, em 2010, o seu crescimento acompanhe o ritmo do setor de TV aberta, cuja expectativa de expansão está em torno de 10%.
Comparando o desempenho da emissora com o segmento de TV aberta nacional, o desempenho do SBT conseguiu ser superior à média nacional do setor. De acordo com os dados do Projeto Inter-Meios referentes ao ano de 2009, o mercado de TV aberta teve um crescimento nominal de 7,6%, deixando essa mídia com uma fatia de 60,9% no total do bolo publicitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário