Do Jornalismo & Cia
O polêmico blog Fatos e dados da Petrobrás (que foi criticado por vários meios jornalísticos por tornar público perguntas e respostas feitas por jornalistas à assessoria de imprensa da empresa), ganhou o prêmio Gold Quill da IABC , da associação internacional de comunicadores empresariais, na categoria Mídia Social.
O projeto foi inscrito com o título Blog Facts & Data: shifting the source-press relationship paradigm. O que a empresa chama de mudança de paradigma no relacionamento das fontes com a imprensa foi o procedimento acima citado que acabou gerando alguns questionamentos da grande imprensa, em junho do ano passado.
Acuada por denúncias publicadas por vários veículos, a partir de informações vazadas sobretudo de Brasília, onde havia sido aprovada a instalação de uma CPI no Congresso Nacional para investigá-la, a Petrobras criou o blog e o usou como uma espécie de escudo para se defender.
Incomodada com a veiculação de informações parciais das respostas que ela dava aos veículos e que, além disso, considerava distorcidas e fora de contexto, com prejuízos para a sua imagem, a empresa passou a publicar no blog tanto as perguntas feitas por jornalistas de vários veículos, como também a íntegra das respostas que havia encaminhado a eles, de tal modo que se a edição fosse considerada tendenciosa ou omissa, a empresa estava de certo modo protegida contra a situação.
O que mais controvérsia gerou foi a decisão de fazer isso antes mesmo de a matéria ser publicada, o que abria o sigilo ou o eventual furo do veículo para toda a concorrência. O Globo, Estadão e Folha de S.Paulo reagiram, sendo que este último descreveu o ocorrido sob o título Petrobras usa blog para vazar reportagens.
Ao final, ofendidos e ofensores – dependendo do ponto de vista – chegaram a um acordo e o blog passou a respeitar a data prevista pelos veículos para a publicação da matéria. Ou seja, a retomada do velho paradigma da confiança entre o jornalista e sua fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário