Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MPB ganha novo programa na TV Brasil

Do blog da EBC / TV Brasil

Apresentar a música popular brasileira às novas gerações. Esta é a proposta de Musicograma , nova série musical da TV Brasil que resgata a história dessa arte, a partir da digitalização do acervo da emissora. O programa semanal, que estreia no dia 3 de maio, à 0h30, traz em cada episódio dois grandes nomes da MPB. São imagens únicas como o duo de Rafael Rabelo e Elizeth Cardoso em um show no Teatro João Caetano, no início dos anos 80. Outra preciosidade é o dueto de Lúcio Alves e Dick Farney cantando a música Tereza da Praia, de Tom Jobim e Billy Blanco , no episódio 'Precursores da Bossa Nova'.
A origem mineira de Clara Nunes e João Bosco; a autenticidade da música regional de Gonzagão que influenciou seu filho, Gonzaguinha; o amor pela escola de samba Mangueira, cantado por Cartola e por Beth Carvalho. Essas relações, que vão além da música, entre dois artistas são a base da linha narrativa do programa. Cada edição de 30 minutos possui um tema voltado para o viés regional, herança musical, escolas de samba, duos, instrumentos, entre outros. Além dos musicais, os episódios também exibem depoimentos e curiosidades revestidos com uma roupagem contemporânea.
Na estreia, o episódio ' As Minas Gerais de Clara Nunes e João Bosco' mostra cenas de um especial de fim de ano com Clara Nunes, em 1979, gravadas no Parque da Cidade, no Rio de Janeiro. No especial, a música Guerreira , de Clara Nunes, é filmada em um plano sequência que dura mais de 2 minutos sem cortes numa linguagem cinematográfica. A cena foi produzida pelo jornalista, compositor e radialista Fernando Lobo, e a fotografia é de José Guerra, o Guerrinha. No mesmo programa, imagens de João Bosco em uma roda de samba cantando Linha de Passe . E a primeira interpretação do músico de O Bêbado e o Equilibrista.
Segundo o diretor do programa, Luís Carlos Pires, cada musical guarda uma história por trás. São mais de 200.000 horas de material, que vem sendo recuperado desde 2006. As imagens passaram por um processo de digitalização realizado por uma equipe especializada da emissora. O áudio também recebeu uma atenção especial. Musicograma revela um precioso acervo audiovisual, momentos históricos da MPB de um tempo que já se passou, mas que nunca poderá ser esquecido!

Nenhum comentário: