Por Robert Galbraith, do M&M Online
O governo brasileiro manteve estáveis seus investimentos em mídia no ano de 2009 apesar da crise financeira global que impactou a economia brasileira. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) divulgou em seu site oficial que foram investidos R$ 1,179 bilhões contabilizando os investimentos da administração direta e indireta cifras que superam as de 2008 em 2,6%. A maior fatia foi investida pelas empresas estatais que respondem com R$ 724 milhões, enquanto as da administração direta investiram R$ 455 milhões.
Por órgão da administração direta o maior investimento é da Secom com R$ 124 milhões, seguida do Ministério da Saúde, com R$$ 114 milhões; e Turismo, com R$ 30 milhões. Entre as estatais, os maiores investimentos foram do BNDES com R$ 45 milhões, seguidos da Eletrobras com R$ 23 milhões. Os números da Petrobras, por ser empresa de capital misto, não aparecem na relação.
Os números, porém, são inferiores em 6,9% aos R$ 1,267 bilhão investidos em 2006, último ano de eleições gerais. A expectativa nesse sentido é que os investimentos de 2010 tenham um significativo crescimento por conta das eleições. Os investimentos da administração direta estão orçados em R$ 700 milhões para este ano, mas terão de cumprir a restrição da legislação eleitoral que não permite que o montante efetivamente gasto ultrapasse a média dos últimos três anos que é de R$ 377 milhões. O salto, portanto, deverá se concentrar nas empresas estatais que por concorrerem no mercado estão livres de amarras orçamentárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário