Caros leitores e leitoras.

sábado, 24 de abril de 2010

Argentina: jornalistas registram em mapa pressões de anunciantes e proprietários de veículos

O Fórum de Jornalismo Argentino (Fopea, na sigla em espanhol) publicou na internet um mapa interativo contabilizando 147 casos de agressão a jornalistas e ameaças à liberdade de expressão no país em 2009.
As violações são separadas por mês, distrito, características do evento e tipo de agressor. A novidade é que, além do tradicional acompanhamento de ameaças e agressões físicas, o trabalho também registra casos envolvendo pressões feitas por anunciantes, proprietários de meios de comunicação, diretores de veículos públicos e funcionários.
Segundo o site Diarios sobre Diarios é a primeira vez que esses possíveis agressores entram em um levantamento desse tipo. Também há casos de negativa de acesso a informação pública.
"Observamos o crescente uso de verbas de publicidade oficial e privada para presionar e condicionar os meios de comunicação e jornalistas”, explica o Fopea. No entanto, segundo a organização, muitos desses casos não são difundidos por temor a represálias: “Ajudar a vencer esas barreiras é um objetivo central do monitoramento.”

Nenhum comentário: