Do MM Online
Faturamento total dos veículos foi de R$ 22,273 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios
Descontada a inflação medida pelo IGP-M, o crescimento é de 2,2%
O faturamento da mídia brasileira com publicidade cresceu 4% (nominais) no ano passado, totalizando R$ 22,273 bilhões, segundo os números consolidados do Projeto Inter-Meios relativos ao ano de 2009. Descontada a inflação medida pelo IGP-M, o crescimento é de 2,2%.
Os destaques ficam por conta da TV aberta, que ampliou sua participação no total dos investimentos publicitários (chegando a 60,9% de share), e da internet, que registrou índice de crescimento de 25,2%.
No caso da TV aberta, que responde pela maior fatia do bolo publicitário, o faturamento entre janeiro e dezembro do ano passado foi de R$ 13,569 bilhões, valor 7,6% maior que o do mesmo período do ano anterior.
Já a TV por assinatura não conseguiu um resultado tão bom: as verbas publicitárias aplicadas no meio foram 2,5% maiores que em 2008, chegando a R$ 823 milhões, o que garantiu a manutenção de seu share em 3,7%.
Num ano muito bom para o rádio, o meio registrou crescimento de 9,4%, o que em valores absolutos significa um faturamento de R$ 987 milhões e um ligeiro incremento em sua participação no total, passando para 4,4%.
A internet faturou quase a mesma coisa que o rádio (R$ 950 milhões), mas seu índice de crescimento foi o maior entre todos os meios e sua participação encosta na do rádio (4,3%).
A mídia exterior também se saiu bem: como um todo cresceu 12,3%, tendo faturado R$ 659 milhões e aumentado seu share para 3%.
O ano foi ruim para a mídia impressa: os jornais tiveram queda de 8,1% no faturamento publicitário (R$ 3,135 bilhões); nas revistas, o recuo foi de 6,2% (R$ 1,712 bilhão); e no segmento de guias e listas, de 19,7% (R$ 356 milhões). Neste último caso, as empresas apontam migração de verbas das listas impressas para as online.
Com esses resultados, o meio jornal, ao final de 2009, registrava share de 14,1%; revista, 7,7%; e guias e listas, 1,6%. Da mesma forma, o meio cinema faturou 7,6% menos com publicidade (R$ 82 milhões).
O resultado completo pode ser conferido no site do Projeto Inter-Meios.
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