Do PewResearchCenter e do Globo Online
Os sites de notícias se tornaram mais populares que os velhos jornais nos EUA, onde 92% das pessoas usam mais de um tipo de mídia para se manter informadas. Os dados são de uma pesquisa Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira.
Segundo o estudo, a internet agora é a terceira forma mais popular de se conseguir notícias (61% dos entrevistados), atrás das TVs locais (78%) e redes nacionais como CNN e Fox News (71%). O número de leitores regulares de jornais caiu para 50%, atrás dos ouvintes de rádio (54%).
Além disso, a mobilidade do acesso às informações é cada vez maior:
Os telefones celulares respondem por 33% pela coleta de informções daqueles aue usam a telefonia celular; 28% dos navegadores na internet personaliram suas home page , incluindo as notícias de seus interesses; e 37% dos internatutas participam da elaboração das informações, comentando-as e redistribuindo-as.
De acordo com a pesquisa, a capacidade de interação é um dos diferenciais da internet, com 72% dos entrevistados afirmando que gostam de discutir as notícias com outras pessoas. Há uma diferença, no entanto, entre gostar e fazer. O número de pessoas que de fato fez um comentário ou enviou notícias por Twitter ou email é de 37%.
Além de variar o meio de informação, os americanos também não se importam com fidelidade a sites específicos: 57% deles consultam entre dois e cinco sites para se informar.
Além disso, agregadores de notícias, como o Google News e o Drudge Report, são muito populares.
- As pessoas geralmente não têm um site favorito, mas também não fazem buscas sem objetivo. A maioria dos consumidores de notícias online usam uma quantidade específica de sites diferentes - disse Amy Mitchell, diretor do Pew Research Center, em entrevista à BBC.
O estudo ouviu 2.259 adultos entre os dias 28 de dezembro e 19 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário