Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Internet: Portal Brasil reúne cerca de 500 serviços

A secretaria de Comunicação da presidência da República lançou o portar Brasil com mais de 500 tipos de serviços, de campanhas de vacinação a informações turísticas.
O projeto é bem interessante, a pagina esta bonita, limpa, mas aqui uma critica:

Embora exista a oção de se ler o porta em inglês ou espanhol, é pouca, ou quase nula, as informações disponíveis em outros idiomas. Na maioria dos casos só estão traduzidos os textos fixos da páginas, como orientações. O conteúdo periodicamente atualizado em português não segue a mesma freqüência nos dois outros idiomas. Se o Brasil investe tanto em integração regional, com o Mercosul, Unasul, etc, o espanhol teria que se fazer mais presente.
Segue, inclusive, uma dica, a Agência Senado já possui um quantitativo de noticias em espanhol, estas poderiam ser aproveitadas no Portal Brasil.
Duas sugestões ao organizadores do Portal:

1) Inserção de um dicionário da língua portuguesa, como o fazem Espanha e França, com seus respectivos idiomas pátrios. Quando buscamos na internet dicionários da língua portuguesa só se encontra na versão lusitana.

2) Um vínculo com google mapas ou serviço semelhante ( o IBGE não terá um ?) que ajude ao navegador localizar fisicamente o endereço que ele busca

Para quem ainda não sabe o que é o portal Brasil abaixo segue um texto da Agência Brasil sobre o tema.

Serviços e informações sobre ações e programas federais que antes estavam dispersas por diversos sites agora estão reunidos no novo Portal Brasil que pode ser acessado desde quarta-feira (3) no endereço http://www.brasil.gov.br/. Informações sobre como tirar a carteira de identidade, calendários de campanhas de vacinação e orientações sobre aposentadoria são exemplos dos conteúdos disponíveis. Nesse endereço já era possível acessar informações relacionadas ao governo federal, mas a reformulação do site irá reunir cerca de 500 serviços.
Inicialmente, o portal terá 12 áreas de conteúdos temáticos: cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, cultura, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo. Os conteúdos oferecidos serão segmentados para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa e há previsão de que sejam estendidos à idosos, crianças, servidores públicos e mulheres.
Haverá também uma área específica para o público do exterior como estudantes, investidores e turistas em inglês e espanhol. O portal tem recursos para permitir o acesso por deficientes visuais e auditivos. Será possível, por exemplo, ampliar o tamanho das fontes ou trabalhar com contrastes na tela.
O Portal Brasil foi lançado quarta-feira em uma cerimônia em Brasília, da qual participaram ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou que com o portal “não haverá mais segredo, tudo será publicado para todos os brasileiros” e disse que o site será uma espécie de “Google nacional”, tamanha a quantidade de informações que reúne.
O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, destacou que o site traz facilidades ao agregar serviços e informações que antes estavam espalhados pelas páginas dos ministérios na internet. “O portal vem dar transparência, facilitar o acesso a serviços oferecidos e ampliar o conhecimento sobre o país.”
Durante o evento, o presidente Lula falou ao vivo com um estudante da Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina (PI). No site, há um vídeo sobre a escola que é modelo na região. Ao conversar com uma professora da escola, o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que estava senta ao lado de Lula, se emocionaram.

Nenhum comentário: