Caros leitores e leitoras.

sábado, 12 de setembro de 2009

Melhor do que a Timemania! Governo da Argentina fecha acordo para transmissão gratuita de partidas de futebol

Por Carolina Peredo do blog de notícias Jornalismo nas Américas

O governo da presidente Cristina Kirchner e a Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciaram um acordo de dez anos para a comercialização do futebol e transmissão das partidas em emissoras de canal aberto, informa a BBC Mundo. Os termos do polêmico contrato, publicados no Boletim Oficial, marcam uma nova etapa na transmissão televisiva do futebol no país, acrescenta o Clarín.
Até o momento, as partidas eram transmitidas pelo canal a cabo Torneos y Competencias e os telespectadores tinham que pagar pelo serviço ou comprar um equipamento decodificador para assistir as partidas. Agora, os jogos serão televisionados pela TV aberta.
Entre outros pontos, o acordo estabelece os dias da semana em que chamados "super-clássicos", partidas entre os dois maiores clubes do país o Boca Juniors e o River Plate, devem acontecer.
A resolução também detalha a criação do programa "Futebol para Todos", que terá o objetivo de "permitir o acesso livre e gratuito da televisão aberta em todo o território da República Argentina" aos torneios organizados pela AFA.
Segundo o jornal La Nación, a medida não ajudou o governo a melhorar a sua imagem. Um pesquisa mostrou que a popularidade do governo de Cristina Kirchner foi ao seu mais baixo nível depois das eleições legislativas de 28 de junho.
Políticos de oposição criticaram a iniciativa, argumentando que a Argentina deve ter outras prioridades, acrescenta outra reportagem do La Nación

Nenhum comentário: