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quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bandeirantes também prepara regras para mídias sociais

Por Alexandre Zaghi Lemos, dp M&M Online em 22/09/2009

Normas da empresa terão teor semelhante às já editadas pela Rede Globo e pela Folha de São Paulo

Leia também O que você acha? - Folha cria normas para a atuação de seus jornalistas em blogs e redes sociais

A exemplo do que fizeram a Rede Globo e a Folha de S.Paulo (veja aqui), o Grupo Bandeirantes também prepara regras para normatizar a presença de seus contratados nas redes sociais.
Segundo o vice-presidente Marcelo Meira, a intenção é que não sejam divulgados "assuntos relacionados às atividades da Rede Bandeirantes ao mercado de mídia ou mesmo relativos ao conjunto de leis que regem o setor de radiodifusão, sem prévia autorização".
O vice-presidente executivo Walter Vieira Ceneviva acrescenta que, embora não exista uma política formal de estímulo para uso das redes sociais pelos contratados da Band, a empresa acredita que as redes sociais "representam uma ótima oportunidade de comunicação e interatividade com o público". "A experiência multimídia faz parte do nosso cotidiano e da natureza da comunicação", salienta Ceneviva.
Consultados pela reportagem de Meio & Mensagem, outros grandes grupos de comunicação brasileiros, como Estado, RBS e Record, informaram que não têm regras específicas para a utilização das redes sociais por seus funcionários.
A Rede Record diz que apesar de não ter nenhuma norma em vigor, acompanha a evolução das redes sociais e fez propostas para vários integrantes de seu elenco para que seus blogs fossem transferidos para o portal R7, que estréia no domingo 27. Em alguns casos, esses blogs terão links para as páginas pessoais mantidas pelos profissionais nas redes sociais.
A lista de blogueiros do R7 inclui Alexandre Rossi (o Dr. Pet), Ana Paula Padrão, Ana Hickmann, André Forastieri, Britto Jr., Celso Freitas, Geraldo Luís, Luciano Szafir, Oscar Schmidt, Rodrigo Faro, Rubens Ewald Filho, Theo Becker, além de um blog coletivo dos repórteres da área de jornalismo da TV (leia mais sobre o R7 aqui).
Embora seus contratados estejam sujeitos ao manual de ética do Grupo Abril, que não dispõe especificamente sobre as redes sociais, a MTV estimula esta presença e se preocupa também em preservar as "particularidades e características individuais" de seus funcionários, especialmente aqueles que aparecem na tela.
A diretora de programação e produção Cris Lobo considera que as diferenças e a livre expressão dos apresentadores são valores que devem ser preservados e que acabam ajudando a própria MTV. "Alguns dos nossos apresentadores já chegaram aqui após ter forte presença em redes sociais", lembra.
Para ela, esta é uma questão de educação e não de policiamento, considerando ser mais produtivo conversar com os funcionários do que criar regras de conduta que poderiam inibir a criatividade de comunicadores e jornalistas.
Na opinião do diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, a polêmica é passageira, própria da "efervescência natural que a novidade traz". Embora a empresa não tenha editado regras específicas para redes sociais, ele considera que o tema está coberto pelo código de ética interno do Grupo Estado, que dispõe sobre expressões individuais. "Liberdade anda junto com responsabilidade. Valores e princípios para as mensagens independem das plataformas, dos meios", reforça.
O problema, segundo ele, é que uma atitude anti-ética expressada por algum contratado antes poderia ficar restrita a mesa de bar. "Agora, é assistida pelo mundo todo" - o que exige que as pessoas cuidem ainda mais de suas atitudes.
Leia também:Globo explica a blogueiros suas regras para mídias sociais

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