Do Pay-TV News, em 10/09/2009
O faturamento das operadoras de TV por assinatura cresceu quase 27% em 2008, em relação a 2007, atingindo R$ 8,5 bilhões (sem contar a receita de publicidade). Essa é uma das informações do Mídia Fatos 2009, publicação anual da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) que reúne dados referentes ao desenvolvimento do mercado de TV por assinatura no país levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 10.
Os investimentos em publicidade na TV por assinatura no ano passado cresceram 26% em relação a 2007, chegando a R$ 802,71 milhões. O que potencializou o resultado foi o aumento da base de assinantes de TV paga, de 14,5%: em 2008 o número alcançou 6,3 milhões de domicílios. O volume de inserções publicitárias registrou alta de 7% comparado ao ano anterior. O meio foi utilizado por mais de 800 anunciantes, com destaque para aumento da participação da rede varejista, responsável pelo maior número de anúncios de toda a mídia brasileira.
A publicação também apontou que 41% dos anunciantes e responsáveis de mídia das agências de comunicação pretendem investir mais no setor em 2009 e 41% pretendem manter o investimento de 2008.
Além do investimento publicitário do setor, o levantamento destaca o aumento da penetração da TV paga nas classes de menor poder aquisitivo. Ainda assim, 78% pertencem às classe A e B. Na classe A, a TV por assinatura tem penetração de 70%; na B de 30%; e na C de 9%.
No estudo sobre o consumo de TV paga, o Mídia Fatos traz a informação que o alcance é de 49% dos assinantes. O tempo dedicado ao meio todos os dias é de 2h03, cinco minutos a menos que em 2008. O share de audiência das 18h à 1h, que em 2007 era de 28%, em 2008 foi de 26%
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