Por Alexandre Zaghi Lemos, do M&M Online, em 31/08/2009
A alta do primeiro semestre foi sustentada pelo interesse dos leitores por novelas, bastidores da televisão e vida das celebridades
Cresceu 5,6% a circulação das revistas semanais no primeiro semestre, considerando os 24 títulos auditados pelo IVC nos seis meses iniciais de 2008 e 2009. A alta foi sustentada pelo interesse dos leitores por novelas, bastidores da televisão e vida das celebridades.
O melhor desempenho foi novamente dos títulos populares, que avançaram 16%, puxados pela líder Ana Maria, com crescimento igual à média desse nicho: 16%, com média de 219.514 exemplares por semana embora este seja o único título de toda a lista de semanais que ainda não consolidou seus números de junho de 2009.
Também foram bem os seis títulos que vêm a seguir no ranking de populares: Viva Mais (22%, atingindo média de 213.618), Tititi (13%, chegando a 139.394), Malu (17%, com média de 120.762), Minha Novela (14%, marcando 114.705), TV Novelas (66%, atingindo 69.116) e Sou+Eu (26%, com 58.972). TV Brasil (-4%), Guia da TV (-5%) e Conta Mais (-2%) foram os três únicos títulos populares que perderam circulação.
A circulação das revistas de celebridades aumentou 6% no primeiro semestre, com a líder Caras avançando 9% e atingindo circulação média semanal de 312.056 exemplares. Contigo, com média de 147.476, e Quem, com 90.277, avançaram 4% cada. E a IstoÉ Gente caiu 3,5%, chegando a 57.669.
O segmento das informativas, que continua liderando o mercado de semanais, manteve-se estável, com oscilação negativa de 0,1%. A líder Veja cresceu 0,2%, atingindo média semanal de 1.097.481 exemplares. Época cresceu 1,5% (417.789), IstoÉ encolheu 4% (338.549) e Carta Capital avançou 10% (33.010).
Entre os títulos semanais ainda estão a infantil Recreio, que cresceu 29%, atingindo média semanal de 124.076 exemplares; e a econômica IstoÉ Dinheiro, cuja circulação diminuiu 7%, chegando a 64.696.
Nesse nicho, a descontinuação da Revista da Semana, ainda considerada no cálculo geral do primeiro semestre, tira do mercado uma média de 42 mil exemplares semanais.A informação é da coluna Em Pauta da edição 1.374 de Meio & Mensagem, que circula com data de 31 de agosto de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário