Caros leitores e leitoras.

sábado, 5 de setembro de 2009

Diploma: faculdade do interior de São Paulo fecha curso de Jornalismo por causa do fim da exigência de formação acadêmica

Do blog de notícias Jornalismo nas Américas

A Facamp (Faculdades de Campinas), no interior do estado de São Paulo, decidiu acabar com o curso de jornalismo oferecido desde 2002. Segundo a direção da instituição, a decisão foi motivada pelo fim da exigência do diploma de jornalista, medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal em junho, informam a Folha Online e o Comunique-se.
“A recente abolição da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício dessa profissão impôs a reorientação dos cursos de jornalismo do Brasil”, diz comunicado distribuído aos alunos, de acordo com o Comunique-se. No mesmo texto, a Facamp informa que pretende criar um curso de pós-graduação na área.
A graduação em jornalismo já foi retirada da página da faculdade na internet. Mesmo com a decisão, as turmas atuais serão mantidas até a formação, em 2012. O curso oferecido pela Facamp chegou a obter o conceito cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2006, o mais alto conferido pelo Ministério da Educação, acrescenta a Folha Online.

2 comentários:

Ismar Capistrano disse...

Acho muito precoce o fechamento de um curso de Jornalismo por causa do fim da exigência de diploma. Acredito isso ser "desculpa" utilizada pela instituição para fechar um curso que já não ia "bem das pernas" (falta de alunos, alto investimento em laboratórios, técnicos e dificuldade de professores especializados).

Chico Sant'Anna disse...

É possível Ismar, mas os dados preliminares apontam que tem caido o interesse em vestibulares de Jornalismo. A Católica de Brasília, que éuma dasmelhores da cidade, já fez até reunião com os pais tetando manter seus alunos