Caros leitores e leitoras.

sábado, 17 de setembro de 2011

Fac-UnB realiza lançamento duplo de livros sobre Comunicação

Enviado por Márcia Marques


Na terça, dia 20, às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação vam ser lançados dois livros: Comunicação e Cidadania: conceitos e processos e o livro Campus 40 anos – dos papiros à internet

O primeiro livro, Comunicação e Cidadania: conceitos e processos, é organizado por Dione Moura. A obra que conta com a participação de diversos professores da Fac-UnB, além de colaboradores externos, abrange um amplo leque de temas da interface comunicação e cidadania. Haverá seção de autógrafos com a presença de autores.


O segundo livro, Campus 40 anos – dos papiros à internet, é decorrente de um trabalho de conclusão de curso da aluna Jaqueline Lima (hoje jornalista formada), orientada pela professora Márcia Marques. Ele conta a história do jornal laboratório Campus com considerado o mais antigo do Brasil, sob o aspecto de periodicidade permanente. O Campus nasceu em novembro de 1970, quando os cursos de jornalismo não eram obrigados a ter jornal-laboratório (a lei que obrigou é de 1979).

O TCC foi editado pela editora da UnB. O lançamento vai reunir a autora Jaqueline Lima, o professor Luiz Motta, um dos criadores do jornal, e Taynara Nogueira, que também como trabalho de conclusão de curso fez o projeto e a editoração do livro, sob orientação da professora Célia Matsunaga.

Jaqueline definiu assim, o trabalho:
O livro traz algumas das histórias acumuladas em 40 anos de laboratório. O protagonista é justamente o jornal laboratório Campus, produzido pelos alunos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília desde 1970.
O jornal foi criado em plena ditadura e testemunhou, pelo olhar de estudantes do Planalto Central, as mudanças que o país viveu desde então, como a campanha Diretas Já, a eleição e morte de Tancredo Neves, a invasão da reitoria e a renúncia do reitor Timothy Mulholland. Esses e outros fatos são contados a partir do testemunho dos personagens que os vivenciaram, mostrando a realidade como um romance.

Tanto este livro como cada uma das edições desse periódico e até mesmo o projeto gráfico são frutos de paixões. São 40 anos de experiência que alimentaram mais de seis projetos finais de conclusão de curso, inclusive os dois últimos: o livro e o respectivo projeto gráfico, que juntos dão ao leitor uma história boa de conhecer e de contar.

Nenhum comentário: