Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Banda larga cresce 60% e chega a 47,8 milhões de acessos em agosto

O Brasil alcançou 47,8 milhões de conexões em banda larga até o final de agosto, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número considera as modalidades fixa, móvel e modems de conexão à Internet e telefones com tecnologia de terceira geração 3G. No mês foram adicionados 2,2 milhões de novos contratos à base de clientes das operadoras representadas pela entidade. O acréscimo significa um volume 35% superior à média mensal de adesões ao serviço, em torno de 1,6 milhão. Desde janeiro, o serviço já recebeu mais de 13, 4 milhões de novos acessos, aumento de 37% sobre o apurado em igual período de 2010.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve aumento de 60,4% na quantidade de assinantes da banda larga em todo do Brasil. À época, o País tinha 29,8 milhões de contratos ativos do serviço.

O aumento da penetração de smartphones e dispositivos com acesso 3G puxaram o crescimento da banda larga móvel que, no mês, aumentou em 87,1% o número de assinantes, chegando a 31,7 milhões de clientes. Deste total, 24,7 milhões são de celulares com capacidade de acesso à Internet de alta velocidade (não necessariamente com o plano contratado) e os 7 milhões restantes provêm de modems de acesso ao serviço. Na comparação anual, a quantidade de clientes desta modalidade superou em 117% os 11,4 milhões de assinantes, registrado em igual intervalo de 2010.

Por outro lado as conexões fixas tiveram alta moderada de 2,53% em agosto, atingindo 16,1 milhões de acessos instalados. Um ano antes, eram 12,9 milhões de contratos desta modalidade de banda larga.

Nenhum comentário: