Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Marco da primeira transmissão de rádio do mundo será inaugurado no dia 20, no Colégio Santana, em São Paulo


Enviado por Eduardo Ribeiro

Iniciativa homenageará o inventor brasileiro do rádio e pioneiro das Telecomunicações Padre Roberto Landell de Moura, cujo sesquicentenário de nascimento celebrou-se em janeiro passado

Uma nova iniciativa no País vai rememorar e imortalizar o nome do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e pioneiro das telecomunicações, ainda ignorado oficialmente pela História do Brasil. O Colégio Santana, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, vai inaugurar no próximo dia 20 de setembro um marco alusivo à primeira transmissão de rádio do mundo.

Como mostram documentos históricos e reportagens da época, foi ali, no Colégio Santana, que o padre Landell (1861-1928), realizou, no final do século XIX, diversas experiências de transmissão à distância da voz humana sem fio, em uma distância aproximada de 8 km, em linha reta, até a Avenida Paulista.

O êxito dessas experiências – pioneiras no mundo na transmissão de voz – foram registradas por veículos como os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal do Commercio e testemunhadas, inclusive, pelo cônsul britânico Percy Charles Parmenter Lupton. Padre Landell, pouco depois, patentearia suas invenções no Brasil e nos Estados Unidos, documentos cujos originais ainda estão preservados e em exposição no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Apesar de tudo o que fez, o cientista não recebeu nenhum apoio e ainda foi perseguido. É inegável, porém, o valor das suas descobertas.

O evento será no Pátio das Palmeiras, o pátio do Colégio Santana em que Padre Landell exibiu os seus inéditos aparelhos de comunicação. A programação prevê a abertura da cerimônia, às 14h, com Hino Nacional e hasteamento da bandeira. A diretora Gisele Peterson e o vereador Eliseu Gabriel, apoiador da causa pelo reconhecimento de Landell de Moura, discursarão em seguida. Às 14h30, acontecerá o descerramento da placa. Logo após, alunos do 5º ano prestarão homenagem ao padre-cientista e o jornalista e biógrafo do Padre Landell, Hamilton Almeida, fará um breve pronunciamento. A cerimônia será encerrada com palavras da diretora Gisele.

O Colégio Santana fica na rua Voluntários da Pátria 2.624, no bairro de Santana. Ao seu lado fica a Capela de Santa Cruz, onde Padre Landell foi pároco no últimos anos do século XIX

Nenhum comentário: