Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Agência Senado: leitores têm interesse diferente da agenda midiática

Na semana da Consciência Negra webleitores da Agência Senado demonstram maior interesse sobre as notícias que tratam de racismo, xenofobia e da própria temática negra. As estatísticas sobre os acessos às matérias disponibilizadas revelam um interesse popular diferente daquele que a agenda midiática da grande mídia vem potencializando nas suas páginas do noticiário político.
Segundo levantamento feito pela a Agência Senado de Notícias, as matérias mais lidas nos dias 18 e 19/11 demonstravam interesse sobre o projeto que criminaliza a homofobia e o preconceito contra idosos e deficientes (5.962 acessos). Em seguida, o destaque ficou com o noticiário referente à celebração pelo Senado Federal do Dia Nacional da Consciência Negra (2397 acessos)
Logo a seguir, o interesse se concentrou sobre o noticiário relativo à vigília dos aposentados em defesa ao fim do fator previdenciário e pela concessão de reajustes iguais ao do salário mínimo, temas abordados pelo senador Paulo Paim e retratados em duas notas (1952 acessos).
Estes temas superaram em interesse as notícias sobre a reforma administrativa do Senado Federal, que vem sendo propalada pela grande mídia, mas que ficou em quarto lugar na prioridade de leituras dos leitores da Agência Senado (1442 acessos). O noticiário sobre as medidas legislativas referentes às mudanças climáticas e ao aquecimento global (três matérias) foi o quinto tema a despontar maior curiosidade, praticamente empatado com a reforma administrativa do SF (1441 acessos).
A aprovação do projeto que regulamenta o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (alvo do noticiário da Rede Globo durante toda a semana) não conquistou muitos leitores, ficou em 6º lugar (751 acessos).

Veja abaixo a relação das matérias mais acessadas no portal da Agência Senado, nos dias 18/11/2009 e 19/11/2009, até as 17h21.

1º - Adiada votação de projeto que criminaliza preconceito contra idosos, deficientes e homossexuais (5962 acessos).
2º - Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra (2397).
3º - Paim comanda vigília por aposentados no Plenário do Senado (1952)
4º - Sarney: reforma administrativa deve ser votada este ano (1442).
5º - Relatório enumera sugestões para reduzir emissão de gases de efeito estufa (1.441)
6º - Aprovado projeto que regulamenta Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (751)
7º - CCJ analisa decisão do TCU sobre aposentadoria especial de policial (404).
8º - Lido no Plenário requerimento de criação da CPI da Previdência Social (404).
9º - Propaganda de alimentos é discutida no Senado (327)

Nenhum comentário: