Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Voz do Brasil: Senadora Ana Rita quer votar projeto que declara programa patrimônio cultural



Em audiência pública realizada na segunda-feira (20/5) sobre tornar o programa A Voz do Brasil em patrimônio cultural e imaterial do país, proposto pelo PLS 19/2011, de autoria da senadora Marinor Brito Psol-PA, a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora do projeto na Comissão de Educação, criticou outro projeto de lei que tramita pela Câmara e pretende flexibilizar o horário da transmissão. 
Por exigência legal, a Voz do Brasil é programa de notícias veiculado em todas as rádios do país a partir das 19h.

Ouça aqui a rádio-reportagem feita pela repórter Hérica Christian, da Rádio Senado. 



 Se preferir, leia a reportagem no script abaixo.


LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS QUER VOTAR PROJETO QUE DECLARA O PROGRAMA A VOZ DO BRASIL PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL.

LOC: A INICIATIVA PODE INVIABILIZAR A PROPOSTA QUE FLEXIBILIZA O HORÁRIO DE TRANSMISSÃO DO NOTICIÁRIO EXIBIDO ÀS SETE HORAS DA NOITE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: Na audiência da Comissão de Direitos Humanos, o representante da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, Alexandre Jobim, defendeu o projeto que permite a exibição da Voz do Brasil entre as 7 e 10 da noite. Hoje, o noticiário dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7 da noite. Alexandre Jobim afirmou que essa flexibilização vai permitir que as emissoras de rádio ofereçam noticiário de utilidade pública, como a situação do trânsito, em horário nobre. Segundo ele, o projeto pode ajudar no aumento da audiência da Voz do Brasil.

(Jobim) Não somos contrários à Voz do Brasil, que exerce um papel muito grande para a sociedade. O fato é que não há mais nos dias de hoje o que se justifique a manutenção de uma imposição estatal de os ouvintes às 19 horas terem que ouvir essa propaganda, esse informativo do estado.

REPÓRTER: O coordenador do Movimento em Defesa da Voz do Brasil, Chico Sant’Anna, citou uma pesquisa de 2010 que revelou que 56% dos entrevistados consideram muito importante a veiculação do noticiário às 7 da noite, e que 22%, ou 31 milhões de pessoas, acompanham o programa diariamente. Na avaliação de Chico Sant’Anna, a flexibilização do horário da Voz do Brasil vai acabar com o programa que ajuda a população fiscalizar o gasto público.

(Chico) Através da Voz do Brasil, o ouvinte sabe não apenas das decisões do Poder Judiciários, dos seus direitos, das novas leis aprovadas pelo Congresso, mas também fica sabendo do cotidiano do Poder Executivo. A chegada de dinheiro do Fundo da Saúde e da merenda escolar, assim ele poderá fazer fiscalização junto ao prefeito e à Câmara Municipal para que aquele benefício que veio do Poder Central seja efetivamente aplicado na comunidade.

REPÓRTER: A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo, quer votar o projeto que declara A Voz do Brasil patrimônio cultural imaterial porque vai obrigar a exibição do noticiário às 7 horas da noite.

(Ana) Eu vou retomar o relatório. O relatório será reapresentado na Comissão de Educação.

REPÓRTER: Se aprovado pela Comissão de Educação, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.


Nenhum comentário: