O jornalista Chico Sant'Anna, editor do blog Chico Sant'Anna e a Info Com , foi um dos convidados para debater a Convergência Midiática |
Por Carine Pennaforte, publicado anteriormente no portal Textual online
É uma pena que este evento seja apenas para os cursos de Comunicação Social. Todos os cursos eram para estar aqui.” Dessa forma, o professor João Paulo Todde, expressou sua visão sobre a Semana de Comunicação, que teve seu encerramento nesta terça-feira, 14. Especialista em direito eletrônico foi um dos componentes da mesa que debateram a Convergência Midiática, tema do evento, além de outros oito nomes da Comunicação.
Participaram também: o jornalista Chico Sant’ Anna, diretor do programa Diplomacia da TV Senado; Rodrigo Orengo, chefe de Jornalismo da Band News; Lidia Neves, editora do Portal da EBC; Simone de Moraes, chefe de reportagem dos sites Câmara em Pauta e Brasília em Pauta; Felipe Fernandes, diretor de Planejamento da Choco La Design; Carla Fonseca, assessora de comunicação e gerente de mídia da Parlante Palestras e Eventos; e Carolina Vilela, apresentadora e editora da TV Band.
Para ver a vídeo reportagem produzida pelos alunos do Icesp
sobre a Semana de Comunicação, clique aqui.
sobre a Semana de Comunicação, clique aqui.
Os alunos dos cursos de Comunicação e Recursos Humanos da Faculdade Icesp/Promove puderam interagir e absorver a visão atual do mercado , principal objetivo da Secom. “Esse evento para nós, alunos, é de extrema importância, porque além de interagirmos, aprendemos que se não nos encaixarmos nessa convergência, estaremos fora do mercado de trabalho”, disse Fernanda Silva, aluna do 5º semestre de Jornalismo.
Além de contar com o apoio do Sebrae, que também esteve presente no primeiro dia, tirando dúvidas dos alunos de como montar um empreendimento com pouco dinheiro e uso da web, os estudantes puderam ter contato direto com profissionais renomados. O chefe de Jornalismo da Rádio Band News, Rodrigo Orengo disse que a convergência não é mais uma tendência, e sim algo atual, em que o profissional precisa estar preparado para trabalhar em todas as mídias, e não apenas em uma.
Jornalista multimídia
Orengo disse isso após provocar a plateia, perguntando em qual mídia cada um gostaria de trabalhar. “Perguntei isso justamente para provocá-los. Minha dica é que se preparem para atuar em diversas plataformas. É importante ter um foco, mas se o profissional se focar em apenas um segmento, em apenas uma mídia, vai acabar perdendo oportunidades, e o colega tomará o seu lugar”, afirmou.
Em sua palestra, o chefe de Jornalismo da Band News apresentou como essa interação tem acontecido. Enquanto antigamente, para realização de uma pauta, era necessário o repórter, o fotógrafo, o câmera, agora apenas um repórter com seu iphone consegue reproduzir o mesmo produto.
Questionado se isso não restringiria o mercado, diminuindo as oportunidades já que um só profissional realiza a função que antes era para três, ele disse que não. Orengo, que também já trabalhou cobrindo o Congresso Nacional, disse que o comitê de imprensa era reduzido. Agora com o advento da Internet, abriu-se um novo leque no Jornalismo, trazendo mais profissionais ao mercado. “O grande desafio hoje é aproveitar as oportunidades. Quem está no mercado só ficará restrito se não tiver aberto às chances que aparecem. Se ele se negar a fazer algum tipo de cobertura, seja artigo, podcast, estará abrindo mão de crescer profissionalmente, de desenvolver novas habilidades e outros profissionais ocuparão seu lugar”, finalizou.
Chico Sant'Anna, jornalista concursado da TV Senado, também participou do evento, abrindo inclusive o ciclo de palestras. Ele é autor dos blogs: Brasília por Chico Sant’Anna e Chico Sant’Anna & a Info com. Definindo o que seria essa convergência como transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais no cenário contemporâneo das mídias, o jornalista passou aos estudantes a visão da Internet sendo um suporte para distribuição de outras mídias. “Um total de 60,74% dos profissionais de Comunicação trabalham extra redação, ou seja, diretamente com convergência midiática. Por isso, vocês têm que estar atentos para inovar, fazer coisas diferentes. Com essa convergência, todos são emissores e todos são receptores.”
Simone de Moraes, chefe de reportagem dos sites Câmara em Pauta e Brasília em Pauta atribuiu o sucesso de visitações de seus sites às redes sociais. “Cerca de 80% do meu público é do Facebook e do Twitter. Essa convergência é a possibilidade de um mercado imenso”, finalizou. O evento começou e foi encerrado ao som da banda Procurados Blues Band, do aluno de jornalismo Victor Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário