Caros leitores e leitoras.

sábado, 18 de maio de 2013

Terminam neste domingo inscrições ao 9º Encontro Nacional de História da Mídia


Enviado por Nair Prata
Terminam neste domingo, 19, as inscrições ao 9º Encontro Nacional de História da Mídia, que será realizado de 30/5 a 1º/6, em Ouro Preto (MG), numa realização da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A conferência de abertura será feita pelo prof. Venício Lima, que falará sobre o tema central do evento: História da comunicação ou história da mídia? Fronteiras conceituais e diferenças.
O evento contará com intensa programação científica e cultural. Além disso, quem se inscrever no 9º ENHM poderá participar também, livremente, do Fórum das Letras, evento que será realizado de 29/05 a 02/06, também em Ouro Preto.
A realização do 9º ENHM coincide, ainda, com o feriado de Corpus Christi, uma das festas religiosas mais tradicionais de Ouro Preto, quando a cidade é coberta de vistosos tapetes de serragem colorida e abriga procissões que atraem turistas do mundo inteiro.
A programação científica inclui as sessões dos oito Grupos de Trabalho (GTs) e também:
·     8 mesas temáticas: Mídia e Ditadura, 25 anos da morte de Henfil, Mídia e História Oral, Imprensa e Século XX, Interfaces da História da Mídia no Brasil e em Portugal, PensaCom Brasil, História da Imprensa em MG e Imprensa Eclesial em Mariana.
·       6 conferências:História da comunicação ou história da mídia? Fronteiras conceituais e diferenças, NINJA – Narrativas Integradas de Jornalismo e Ação, A Visualidade na Mídia, Mídia e Redes da Sociedade: Questões Contemporâneas,  História do Ensino em Jornalismo e Comunicação: limitações e perspectivas, Mídia e Direitos Humanos.
·    11 minicursos: História da Telenovela, Mitos e Mídia Impressa, Convergência de Mídias e Comunicação Organizacional, TV Digital, Curso básico de edição de vídeo – “Reportagem televisiva”, Panorama histórico da fotografia documental, Reflexão sobre o tratamento dado pela mídia televisão ao público criança (6 a 10 anos): uma abordagem histórica,Comunicação para a transformação social, La crítica musical, qué es, para qué sirve, O Correio da Manhã e a crítica literária.
·   8 oficinas: Livro e eternidade: o lugar da reportagem, Cobertura Colaborativa, O perfil no jornalismo, Jornalismo e Literatura, Apuração e redação jornalística para a internet, Stop Motion – meio de expressão, experimentação e produção audiovisual.
Entre os convidados para participar das atividades estão, dentre muitos outros: Audálio Dantas (Comissão Nacional da Verdade), Chema García Martinez (El País), Rogério Santos (Universidade Católica Portuguesa), Marialva Barbosa (UFRJ), Chantal Herskovic (quadrinista), Eduardo Meditsch (UFSC), Carlos Andreazza (Editora Record), Elias Machado (UFSC) , João Alegria (Canal Futura), Paulo Markun (Brado Retumbante), João Gabriel de Lima (Revista Época), Lúcia Araújo (Canal Futura), Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Lucas Figueiredo (Comissão Nacional da Verdade), Jorge Rocha (UNA) e Sergio Esteves (TV Brasil).
Já a programação cultural inclui exposições de livros, jornais, caricaturas, artesanato mineiro e apresentações artísticas.
A programação completa e as inscrições podem ser aqui.

Nenhum comentário: