Por Samuel Possebon, do PAY-TV NEWS
Uma análise dos dados de crescimento da TV paga mostra que entre junho de 2010 e setembro de 2010 a Via Embratel foi a operadora que mais conquistou assinantes, com 237 mil novos clientes, chegando a um total de 893,2 mil assinantes, segundo o levantamento trimestral da Anatel. Em segundo lugar vem a líder Net Serviços, que com suas operações de cabo conquistou 186 mil clientes e chegou em setembro de 2010 a 4,056 milhões de assinantes de TV paga. A Sky também cresceu no terceiro trimestre de 2010 e chegou a 2,333 milhões de clientes, um aumento de 155 mil assinantes no período. A operação de cabo da TVA, segundo dados da Anatel, manteve os mesmos 166 mil clientes, mas as operações da Telefônica de DTH e MMDS foram de 469 mil assinantes para 465 mil.
Os dados de setembro da Anatel continuavam mostrando uma discrepância em relação à Oi. Enquanto a própria operadora divulga em seu relatório ter crescido 15 mil clientes no trimestre e chegado a setembro de 2010 com 280 mil assinantes, a Anatel aponta 371 mil clientes, com um crescimento de 27 mil usuários.
Já as demais operadoras de TV paga cresceram, no terceiro trimestre do ano, segundo levantamento da Anatel, 52 mil clientes, chegando a uma base de 789 mil assinantes. Ao todo, o mercado brasileiro de TV paga, segundo dados da Anatel, chegou a 9,073 milhões de assinantes em setembro de 2010.
Desempenho anual
Se olhado o desempenho das principais operadoras desde o começo do ano, o resultado é parecido. A Via Embratel foi a operadora que mais ganhou espaço em termos relativos e absolutos, e foi a única a ganhar market share. Cresceu 218% do começo do ano até setembro, conquistando 615 mil novos assinantes e alcançando 10% de market share, o que a coloca como terceira maior operadora do país. A Net cresceu 439 mil assinantes desde o começo do ano (12%), e seu market share foi de 48% para 45%, segundo dados da Anatel. A Sky ganhou 361 mil assinantes (crescimento de 18%) e manteve seu market share na casa dos 25%. A Telefônica perdeu base desde o começo do ano (21 mil clientes) e seu market share foi de 7% para 5%. A Oi, segundo as contas da Anatel, teria ganho 123 mil clientes no ano e crescido 50%. Mas, segundo os dados do balanço da operadora, o crescimento foi de apenas 32 mil clientes, ou 13%. Nas contas da Anatel a Oi manteve o market share de 4%.
Outras operadoras, segundo dados da Anatel, ganharam 84 mil clientes ao longo do ano, ou 12% de crescimento, e mantiveram o market share na casa dos 9% entre janeiro e setembro. Note-se que deste o começo do ano, esse conjunto de "outras operadoras" vinha crescendo a uma média de 15 mil assinantes por trimestre. Mas a partir de junho houve o salto para as 50 mil novas adições, o que pode ser atribuído à entrada da CTBC no mercado de DTH.
Os dados de setembro da Anatel continuavam mostrando uma discrepância em relação à Oi. Enquanto a própria operadora divulga em seu relatório ter crescido 15 mil clientes no trimestre e chegado a setembro de 2010 com 280 mil assinantes, a Anatel aponta 371 mil clientes, com um crescimento de 27 mil usuários.
Já as demais operadoras de TV paga cresceram, no terceiro trimestre do ano, segundo levantamento da Anatel, 52 mil clientes, chegando a uma base de 789 mil assinantes. Ao todo, o mercado brasileiro de TV paga, segundo dados da Anatel, chegou a 9,073 milhões de assinantes em setembro de 2010.
Desempenho anual
Se olhado o desempenho das principais operadoras desde o começo do ano, o resultado é parecido. A Via Embratel foi a operadora que mais ganhou espaço em termos relativos e absolutos, e foi a única a ganhar market share. Cresceu 218% do começo do ano até setembro, conquistando 615 mil novos assinantes e alcançando 10% de market share, o que a coloca como terceira maior operadora do país. A Net cresceu 439 mil assinantes desde o começo do ano (12%), e seu market share foi de 48% para 45%, segundo dados da Anatel. A Sky ganhou 361 mil assinantes (crescimento de 18%) e manteve seu market share na casa dos 25%. A Telefônica perdeu base desde o começo do ano (21 mil clientes) e seu market share foi de 7% para 5%. A Oi, segundo as contas da Anatel, teria ganho 123 mil clientes no ano e crescido 50%. Mas, segundo os dados do balanço da operadora, o crescimento foi de apenas 32 mil clientes, ou 13%. Nas contas da Anatel a Oi manteve o market share de 4%.
Outras operadoras, segundo dados da Anatel, ganharam 84 mil clientes ao longo do ano, ou 12% de crescimento, e mantiveram o market share na casa dos 9% entre janeiro e setembro. Note-se que deste o começo do ano, esse conjunto de "outras operadoras" vinha crescendo a uma média de 15 mil assinantes por trimestre. Mas a partir de junho houve o salto para as 50 mil novas adições, o que pode ser atribuído à entrada da CTBC no mercado de DTH.
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