Dora Camara, diretora comercial do Ibope, apresentou na tarde desta terça-feira, 4, durante o Maximídia 2011, em São Paulo, o estudo Esporte Clube Ibope Media, que tem como objetivo levantar informações mais aprofundadas sobre o consumo de conteúdo esportivo. A pesquisa completa deverá ser realizada ao longo de 2011, mas já foram concluídas as etapas que têm ênfase na televisão (aberta e paga) e na Internet. O estudo realizado entre abril e julho de 2011 nas 12 principais regiões metropolitanas com uma amostra de 9 mil entrevistas por onda que representam mais de 50 milhões de brasileiros acima de dez anos.
A pesquisa apontou que a televisão é o veículo mais procurado pelas pessoas quando elas buscam informação esportiva (72%), seguida do rádio (21%) e da Internet (16%). Entre os entrevistados, 61% afirmaram assistir aos eventos esportivos pela televisão ou no local onde eles acontecem, estádios e ginásios. Dos participantes da pesquisa, 58% praticam o consumo simultâneo, sendo a combinação mais comum a TV e a Internet (30%).
As modalidades esportivas mais buscadas tanto na TV quanto a Internet são o futebol, o vôlei e a Fórmula 1, nesta ordem. Na TV, os conteúdos mais procurados são a transmissão ao vivo (58%), programas esportivos (47%) e noticiários esportivos (43%). Entre os eventos ao vivo, os favoritos são o futebol (93%), o vôlei (41%) e a Fórmula 1 (29%). Os principais motivos que levam os entrevistados a procurarem este tipo de conteúdo na televisão são a qualidade das reportagens e programas de entrevista (47%) e a credibilidade das informações (18%).
A pesquisa abordou também quais eram as formas de publicidade que mais chamavam a atenção dos entrevistados nas atrações esportivas. A marca nos uniformes é a modalidade de maior visibilidade (69%), seguida dos anúncios no local do evento (68%), fala do locutor (67%), vinhetas nas transmissões (62%) e intervalo das partidas (59%). No estudo relativo à TV, o Ibope listou as categorias de anunciantes que mais associavam suas marcas aos programas esportivos tanto na TV aberta quanto na Internet. No topo da lista tanto dos canais pagos como dos abertos estão as marcas de cerveja. Nas demais posições, há diferenciação. Na TV aberta, a segunda categoria mais presente no conteúdo esportivo é refrigerantes, seguida de lojas de departamento. Na TV paga, os veículos e as instituições financeiras ficam com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Redes sociais
Na Internet, 40% dos entrevistados buscam notícias esportivas no geral e 35% querem assistir a jogos e competições esportivas. Entre os entrevistados que procuram conteúdo esportivo na Internet, 75% assistem a vídeos e 34% lêem blogs. Os conteúdos esportivos também estão bastante associados às redes sociais: 73% buscam ou compartilham informações sobre esportes nas redes
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