Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

TV Digital: Conselho Curador da EBC debate implantação do Operador de Rede Pública

Enviado pela EBC

A implantação do Operador Único de Rede Pública Digital foi o tema principal da reunião de hoje (30/06) pelo Conselho Curador da EBC. O projeto prevê uma plataforma de transmissões em sistema digital que será utilizada por todas as emissoras públicas e estatais federais, o que vai baratear custos e acelerar a migração para a nova tecnologia. Esta plataforma deverá ser utilizada pelos canais da EBC e também pela TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e pelas novas redes previstas pelo decreto da TV Digital: o Canal da Educação (MEC), o Canal da Cultura (Minc) e Rede da Cidadania (TVs digitais municipais). Televisões estaduais, como as educativas que formam rede com a TV Brasil em sistema analógico, também poderão optar pela operação conjunta.
As emissoras privadas poderão, se quiserem, alugar segmentos da plataforma para a transmissão digital nas regiões onde ainda não tenham instalado sistemas próprios de transmissão digital. Em alguns países, como o Japão, emissoras públicas e privadas transmitem a partir de uma mesma plataforma. Na primeira fase, o sistema alcançará mais de 60 por cento da população brasileira.

O projeto será implantado pela EBC por meio de uma parceria público-privada. Uma empresa ou consórcio de empresas será escolhida por licitação para implantar e operar o sistema. O diretor da EBC Serviços, José Roberto Garcez fez uma apresentação detalhada do projeto.

Antes desse debate, os conselheiros deram posse à conselheira Ana Maria da Conceição Veloso, jornalista e professora da Universidade Católica de Pernambuco. Com sua posse , conclui-se o processo de renovação das 15 vagas de representantes da sociedade civil através de consulta pública, resultando na lista oferecida pelo Conselho ao Presidente da República. O conselho também ouviu relatórios das câmaras temáticas setoriais que acompanham a programação dos canais públicos da EBC.

Nenhum comentário: