Global Social Media Check-up 2012
aponta que 87% das companhias listadas na Fortune 100 usam pelo menos uma plataforma para se
comunicar; YouTube é o que mais cresce
A grande maioria, 87%, das companhias listadas
no ranking global da Fortune utiliza pelo
menos uma das quatro mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação,. Este resultado representa um aumento de 10% no índice desde 2010. O Twitter se
destacou como a plataforma mais popular, sendo utilizado por 82% das empresas
analisadas, as quais foram mencionadas no canal, em média, 55.970 vezes por mês.
Em um único mês, as 100 maiores companhias globais juntas foram mencionadas um
total de 10.400.132 vezes nas redes sociais, sobretudo no Twitter.
Os dados são da Burson-Marsteller, empresa de relações
públicas e public affairs, divulgados na terceira edição
do estudo Global Social Media Check-up, em que examina como utilizam as plataformas de mídias sociais
mais populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube e, pela primeira vez, o Google
Plus e Pinterest.
YouTube
Já a ferramenta que mais cresceu foi o YouTube. O estudo
aponta que houve um crescimento de 79% no número de marcas com um canal oficial
nessa rede, sendo que, em média, cada canal corporativo tem mais de dois milhões
de visualizações e 1.700 inscritos.
“O estudo indica uma tendência no crescimento da criação
de conteúdo pelas empresas da Fortune 100”, afirma Mark Penn, CEO Global
da Burson-Marsteller. “É interessante ver como, de 2010 para cá, as empresas
evoluíram no que diz respeito à produção de conteúdo, engajamento e divulgação
nas redes sociais. Cada vez mais, as empresas estão apostando em conteúdo
multimídia para compartilhar com seus seguidores no Twitter, Facebook e
YouTube.” No entanto, não são apenas as empresas que estão engajando cada vez
mais nas redes sociais. Desde 2011, o número médio de seguidores por perfil
corporativo no Twitter quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709. No
Facebook, a média de ‘curtir’ por companhia aumentou 275% desde 2010, com cerca
de 152.646 ‘likes’ só em 2012.
“As pessoas querem interagir e se conectar com essas
empresas, e as redes sociais são a ponte direta para essas organizações”, diz
Dallas Lawrence, Chief Global Digital Strategist da Burson-Marsteller. “O que é
ainda mais impressionante é o quanto essas companhias estão se comprometendo com
seus seguidores: 79% das contas corporativas se relacionam no Twitter por meio
de retweets e menções, e 70% das páginas de empresas no Facebook respondem os
comentários recebidos em seus murais e linhas do tempo.”
A partir desta edição, o estudo incorporou dados
fornecidos pelo Visible Technologies, líder em monitoramento de mídias sociais,
análises e serviços para companhias em todo o mundo. Confira outros dados do
estudo:
·
As empresas presentes na
Fortune 100 deste ano têm mais contas nas plataformas sociais em
relação a 2010 e 2011. Com uma média de 10,1 contas no Twitter, 10,4 páginas no
Facebook, 8,1 canais no YouTube e 2,6 páginas no Google
Plus;
·
74% das empresas acreditam na
importância de ter uma fan page no Facebook;
·
93% das páginas corporativas
do Facebook são atualizadas semanalmente;
·
48% das empresas já estão no
Google Plus;
·
25% das
empresas possuem conta no Pinterest;
·
Cada página corporativa do
Facebook tem, em média, 6.101 pessoas falando sobre a
empresa.
Para acessar a análise completa dos dados, visite: bm.com/social
Para visualizar o estudo em português, clique em Global
Social Media Check-up
Sobre o estudo
O estudo foi realizado com base nas informações das
empresas presentes no ranking global Fortune 100. Das cem empresas
listadas, 29 são dos Estados Unidos, 45 da Europa, 23 da Ásia-Pacífico e três da
América Latina. Todas as comparações feitas durante o estudo foram baseadas nas
duas edições anteriores do Global Social Media Check-Up, da Burson-Marsteller,
publicados em 2010 e 2011. Nesta edição, o estudo proporcionou também dados
sobre quantos consumidores e públicos de interesse discutem sobre as companhias
nas mídias sociais. Os dados foram analisados pela equipe global de pesquisa da
Burson-Marsteller.
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