Profissionais de jornais, revistas e portais, realizaram até esta sexta-feira (20) a Semana de Luta com atos e manifestações por melhores salários, condições de trabalho e respeito aos direitos trabalhistas. Os protestos paralisaram o trânsito em avenidas de Belo Horizonte e Contagem. Saiba mais, também, sobre uma decisão judicial que determina indenização do Estado a um repórter fotográfico no Rio de Janeiro e outra que destitui a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Luis.A Semana de Luta dos Jornalistas de Jornais, Revistas e Portais, coordenada pelo Sindicato dos Jornalistas (SJPMG), foi aberta na segunda-feira (16) com manifestação em frente à sede da Sempre Editora. Os manifestantes, profissionais de "O Tempo", "Pampulha" e "Super Notícia" e do Portal “O Tempo Online”, se mobilizaram em frente à sede da empresa na Cidade Industrial, em Contagem, vestidos de preto, com nariz de palhaço e apitos. Os jornalistas interditaram a Avenida Babita Camargos e reforçaram o apitaço durante cerca de 30 minutos. Já na tarde de terça-feira (17), durante 30 minutos, os jornalistas do "Estado de Minas" e do "Aqui" fizeram apitaço e interromperam o trânsito da Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte.
Em assembleia realizada na última quarta-feira (11/7), os profissionais do setor de jornais, revistas e portais rejeitaram a contraproposta patronal de aplicação de 6% de reajuste em todas as faixas salariais e de pagamento do retroativo a 1º de abril em única parcela, na folha de julho. A partir disso, a proposta de mobilização nas empresas foi aprovada, com a criação de uma Comissão de Mobilização da Campanha Salarial 2012 formada por diretores do Sindicato e representantes das redações. |
Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
sábado, 21 de julho de 2012
Minas Gerais: jornalistas param o trânsito por melhores salários
Da Fenaj
Marcadores:
campanha salarial,
manifestações populares,
Minas Gerais,
SJP-MG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário