Estão abertas até 31/07/12, as inscrições do Concurso Público para ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha. Dentre as vagas oferecidas, há duas para profissional de Comunicação Social.
O Quadro Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha destina-se ao preenchimento de cargos técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em geral, além das atividades inerentes à carreira militar, nos termos da Lei nº 9.519/97.
O candidato deve ter ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2013 e, se aprovado e classificado na Seleção Inicial, fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). O Curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, situadas em qualquer Unidade da Federação, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval.
O concurso demandará conhecimento de três áreas da Comunicação Social: Jornalismo,Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Confira abaixo o que foi relacionado no edital para a prova:
COMUNICAÇÃO SOCIAL
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO – Conceitos, objetivos e modelos; componentes fundamentais da comunicação de massa; as formas de comunicação e os sentidos; linguagem como meio de Comunicação Social; Semiótica; indústria cultural; cultura de massa e seus produtos; papel do indivíduo e do cidadão na sociedade de massa.
PORTUGUÊS - Gramática aplicada e ortografia.
RELAÇÕES PÚBLICAS - Conceitos, objetivos e produtos; Definição da política de Relações Públicas de uma empresa para seus públicos interno e externo; Elaboração, coleta e análise de Pesquisa de Opinião, Produto e Mercado; Planejamento: organização e controle de recursos e estratégias para a comunicação interna e externa da empresa; Imagem empresarial: orientação quanto à imagem da instituição, assessorando a direção da empresa nas mais variadas questões; Comunicação Empresarial integrada: planejamento estratégico da imagem; questões públicas; Assessoria de Imprensa: press-release e produtos, relacionamento com a mídia e acompanhamento; e Mídias e ferramentas sociais: conceito, planejamento, monitoramento, tipos de mídia, mídias sociais e jornalismo.
JORNALISMO - Características do texto jornalístico: informativo, interpretativo e opinativo;
Notícia: características, classificação, pauta e apuração;
Reportagem: produção, fonte, planejamento e execução;
Entrevista: tipos de entrevistas e pontos básicos para sua condução;
Veículos de comunicação e suas diferenças;
Redação para jornalismo: uso correto dos verbos, adequação do texto para os diferentes veículos, linguagem jornalística, tipos de leads (lide) e expressões;
Planejamento editorial; planejamento visual gráfico (diagramação) e impressão; Telejornalismo: texto jornalístico para televisão, script e edição;
Radiojornalismo: apuração de notícias; Técnicas de redação; estrutura da redação; apuração das notícias e tratamento da informação; entrevistas;
Recursos técnicos, boletim de notícias, reportagem e programas especializados.
Jornalismo Multimídia ou Webjornalismo ou Jornalismo Digital: a Comunicação Social na era digital;
Tecnologia como agente transformador das sociedades atuais;
Hipertexto: técnicas e interfaces; produção e edição de notícias on-line; perfil do usuário; e Código de Ética.
PUBLICIDADE e PROPAGANDA - A pesquisa na propaganda; Propaganda: criação, mídias e texto; propaganda institucional, propaganda subliminar e análise do consumidor Mídias: ferramentas, de medição, audiência, cobertura e frequência;
Planejamento, administração e desenvolvimento de atividades práticas em publicidade e propaganda; Supervisão e orientação da criação e da produção em mídia gráfica, eletrônica e audiovisual;
Produção gráfica de peças publicitárias: planejamento visual gráfico, editoração, fechamento e pré-impressão;
Veiculação e distribuição de produtos de mídia;
Elaboração de logomarca;
Processos de impressão, tipologia e formatos de papel, tinta e acabamento, cores e imagem;
Atuação em áreas de comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e gestão de organizações para comunicação. Marketing seu uso para criar, comunicar e fornecer valor à imagem da empresa, da marca e do produto; Marketing: conceitos, objetivos e funções básicas.
Mais informações pelos endereços nos endereços www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário