Caros leitores e leitoras.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Novos livros franceses analisam a Comunicação Social e a Política

Dois livros que falam de perto a quem gosta, trabalha e pesquisa a Comunicação Social e a Política acabam de ser lançados na França. 
São eles: "Communication et marketing de l’homme politique", ( em tradução livre, Comunicação e Marketing do Homem Político), de Philippe J. Maarek, ex-presidente do Comité de Recherches en Communication Politique de l'Association Internationale de Science Politique (AISP/IPSA). 
Trata-se da quarta edição da obra, toda atualizada e lançada pela editora LexisNexis.
O livro tem a ambição de mostrar como as campanhas eleitorais são vistas por aqueles que moram no interior da França. Em um de seus capítulos, ele se dedica a analisar as eleições municipais francesas.
Com 545 páginas, na França, o livro custa EU$ 32,00. Mais detalhes, em francês, sobre a obra, clique aqui.
O outro livro é "Les mondes de la communication publique. Légitimation et fabrique symbolique du politique", (em tradução livre,  Os mundos da Comunicação Pública. Legimização e fabricação do simbolismo do político). A obra, editada pela Editora da Universitaires de Rennes, é organizada por tres pesquisadores de ponta, Aldrin, Nicolas Hubé, Caroline Ollivier-Yaniv, 
Jean-Michel Utard, todos associados ao Crape - Centre de Recherche sur l'action politique en Europe (Centro de pesquisa sobre a ação política na Europa).

Segundo informe da editora, o livro busca compreender a ação de legitimizar as ações políticas pelo olhar da Comunicação Pública. São feitas análises das práticas discursivas e semióticas dos atores sociais. 
Com 180 páginas, na França, o livro custa EU$ 18,00. Mais informações, em francês, sobre este livro, clique aqui.

Nenhum comentário: