Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Morre em Uberaba, a jornalista Geralda Magela, assessora de imprensa do WWF

Na década de 90, conheci Geralda Magela por ocasião das eleições que me levaram à presidência do Sindicato dos Jornalistas do DF.
Geralda foi uma apoiadora desde a primeira hora e, após a eleição, veio ajudar a criar a Comissão dos Jornalistas de Assessoria de Imprensa do DF, bem como do lançamento do JJAI - Jornal dos Jornalistas de Assessoria de Imprensa e da realização em Brasília, em agosto de 1994, do  VIII Encontro Nacional dos Jornalistas de Assessoria de Imprensa - VIII Enjai.

Sempre enganjada nas questões sociais, Geralda, hoje, no WWF, deixa um vazio muito grande em todos nós.
No governo Cristovam Buaque, no Distrito Federal, convidei Geralda Magela a trabalhar comigo na Terracap. Em 1997, quando deixei a empresa para assumir a Comunicação Social da secretaria de Saúde, ela assumiu meu posto, sempre com o mesmo profissionalismo e competência.
Veja abaixo o informe sobre o falecimento da jornalista Geralda Magela, emitido pelo WWF.


O WWF-Brasil presta suas condolências à família, colegas e amigos da jornalista e profissional de comunicação Geralda Magela, que trabalhava conosco há mais de seis anos, no setor de comunicação. Gê, como era chamada por todos, faleceu de parada cardíaca na madrugada desta quinta-feira (9/1), aos 49 anos, em Uberaba (MG). Sua alegria e sorriso contagiante certamente ficarão na memória de todos os que tiveram a felicidade de conviver com ela.

Em honra a sua memória, queremos ressaltar a relevância de seu trabalho para a conservação do meio ambiente. Durante o trabalho no WWF, planejou e executou atividades no Programa Cerrado-Pantanal e teve papel fundamental para a disseminação de temas como a Pegada Ecológica, a Pecuária Orgânica Sustentável, o relatório global Planeta Vivo, e de campanhas como a Hora do Planeta, o Overshoot Day e oCity Challenge, colaborando intensamente com as equipes de conservação e comunicação do WWF no Brasil e globalmente.

Apaixonada pelo meio ambiente, a querida Gê sempre expressou seu amor à natureza e sua dedicação a uma causa. Antes de compor nossa equipe de funcionários, atuou como consultora do WWF-Brasil para a elaboração de cartilhas sobre Acordos de Pesca para as comunidades das regiões de várzea, em 2003, e para a elaboração do sumário executivo e do mapa “Visão de Biodiversidade da Ecorregiões Florestas do Alto Paraná”, em 2004.

Encantava-se com os bichos, águas e gentes do Pantanal e ampliou a sua dedicação a todos ‘domínios biogeográficos’, conceito com o qual gostava de ‘brincar’, lembrando que para o trabalho de conservação da natureza estava sempre à disposição, onde quer que fosse. Sempre comprometida, dedicada, impecável, justa, companheira e alegre. Essa é a Geralda que vamos levar em nossos corações, para sempre. Zelaremos incansavelmente para que o propósito de seu trabalho e dedicação seja continuado e sempre lembrado através da conservação ambiental no Brasil.

Carreira
Natural de Tiros (MG), Geralda Magela graduou-se em Comunicação Social, na habilitação Jornalismo, pela Universidade de Uberaba (Uniube), e se especializou em Estratégias de Comunicação, Mobilização e Marketing Social, pela Universidade de Brasília (UnB). 

Em mais de 20 anos de profissão, Geralda atuou nas mais diversas plataformas de comunicação, entre jornal impresso, televisão e rádio, assessoria de imprensa, eventos, entre outros. Em assessoria de comunicação, trabalhou em segmentos variados, como sindicatos, associações, cooperativas, projetos governamentais, organizações não governamentais e internacionais. Instituições que teve a oportunidade de desenvolver atividades de comunicação, incluindo a elaboração de planos estratégicos de comunicação, mobilização social e coordenação de campanhas institucionais.

Destaque para sua atuação como repórter e chefe de reportagem do programa de rádio Escola Brasil, da ONG Escola Brasil, entre os anos de 2000 e 2003, que lhe possibilitou ser finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Destaque em Educação Mídia Eletrônica.

Atuou ainda como assessora de comunicação da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em que desenvolveu atividades de comunicação e mobilização voltadas aos agricultores familiares, assessorando o Programa Nacional de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural e o programa de bibliotecas rurais Arca das Letras.

O WWF-Brasil compartilha da dor da família e prestará uma última homenagem à tão inestimável colega, junto aos familiares em Uberaba.

Velório e enterro
Velório: a partir das 13h, de hoje, na Funerária Irmãos Pagliaro, em Uberaba/MG. Endereço - Av. Leopoldino de oliveira, 4.420 – Centro.

Enterro: amanhã (10/01), às 8h, no Cemitério Medalha Milagrosa, em Uberaba.

Um comentário:

Netto Costa disse...

Perdemos uma grande pessoa, amiga, companheira e profissional competente e dedicada. Fica o vazio de sua ausência. Que Deus a receba bem e conforte amigos e familiares de Geralda Magela. Netto Costa