Caros leitores e leitoras.

sábado, 10 de novembro de 2012

Imprensa alternativa do DF pode ter garantida cota de publicidade oficial

Publicado originalmente em Informe DF

Proposta em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal pretende garantir a sobrevivência dos veículos de comunicação alternativos de todo o DF. Trata-se do PL 1152/2012, que destina cinco por cento da verba institucional de publicidade do GDF para investimento obrigatório em jornais de quadra, blogs, revistas e rádios alternativas existentes em nossas cidades. Se aprovada, a proposta garantirá viabilidade econômica, a independência ideológica e a manutenção dos empregos dos trabalhadores desses meios de comunicação. “Pretendemos garantir o funcionamento desses veículos que são importantes que a população tenha acesso livre à informação, além das veiculadas nas mídias convencionais”, afirma o autor do projeto, deputado distrital Cristiano Araújo (PTB).
A proposta é um pleito da Associação de Veículos de Comunicação Comunitária do Distrito Federal (Asvecom), entidade que reúne cerca de 70 veículos de comunicação alternativos. Os empresários do setor se queixam das dificuldades enfrentadas para terem acesso à publicidade pública. 
Segundo informações da Asevecom, atualmente existem no DF cerca de 200 veículos de comunicação alternativos. Muitos deles recebem recursos do GDF para suas publicações, mas nenhum tem garantida a continuidade das verbas em suas operações, o que dificulta suas manutenções.
O Orçamento-Geral do DF prevê para 2012 cerca de R$ 147 milhões para gastos com publicidade institucional. Caso a proposta estivesse em vigor, as mídias alternativas contariam com R$ 7 milhões.

Nenhum comentário: