Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Enquadramento funcional: dois pesos e duas medidas no grupo Terra.

Enquanto o portal Terra da Argentina acatou perante o ministério do Trabalho daquele país, o enquadramento de webdesigners e profissionais de multimídia na condição de jornalistas (vide nota postada aqui Argentina: Terra reconhece webdesigners e profissionais de multimeios como jornalistas), aqui no Brasil, outro veículo do mesmo grupo, o Terra Magazine, busca um profissional para desempenhar as funções de repórter, mas nem exige que ele seja jornalista.

As exigências são quanto à nacionalidade. O candidato deve ser “nascido e formado em país de língua espanhola” e ser “hispanohablante”. Deve, ainda, se detentor de permissão legal de trabalho no Brasil, só que pelo decreto-lei 972/1969, que regula a profissão de Jornalista, só brasileiro nato ou naturalizado pode trabalhar no país como jornalista. Aos estrangeiros só é permitido trabalhar enquanto correspondente para veículos estrangeiros.

Pelo anúncio, o candidato deve acompanhar e conhecer o que se passa na América Latina. É imprescindível que saiba perceber onde está (ou pode vir a estar) uma notícia e aja como pede o meio, a internet. O salário é de R$ 1.200,00 mensais, mas não há informações quanto à duração da jornada de trabalho. Dependendo da base territorial do Terra Magazine, este salário poderá estar abaixo do piso salarial. Em Brasília, por exemplo, o piso salarial para cinco horas diárias de trabalhos era, até 31/03 , de R$ 1.560,13, e um novo piso a ser fixado em convenção coletiva está sendo negociado para vigir retroativamente a 1° abril.

Aos sindicatos e à Fenaj fica o alerta. Um eventual intercâmbio com a UTPBA da Argentina, pode ajudar a implementar uma ação conjunta. Mercosul, também para os trabalhadores.

Aos coleguinhas desempregados e que que se interessar, pela vaga deve entrar no linque de inscrições e responder ao questionário. Tudo isso até 30 de abril de 2009, às 22h.

Nenhum comentário: