Caros leitores e leitoras.

domingo, 26 de abril de 2009

Tese sobre Mídias das Fontes é lançada em livro na França


A tese de doutorado, MÉDIA DE SOURCE. Un nouvel acteur sur la scène journalistique brésilienne, (Mídia das fontes: um novo ator no cenário jornalístico brasileiro)defendida por mim, em outubro de 2007, na Universidade de Rennes 1, na França, acaba de ser editada em livro pelo Senado da República francesa.

O livro, que ganhou o subtítulo Un regard sur l’action médiatique du Sénat fédéral du Brésil (Um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal do Brasil), é resultado da premiação que a tese obteve no concurso Le Prix de Thèse du Sénat - 2008 e integra a coleção Les documents de travail du Sénat, 2009.

A tese, agora livro, analisa o fenomeno muito peculiar ao Brasil que é o surgimento de meios de comunicação de massa mantidos e operados por atores sociais comumentes percebidos pela imprensa como fontes de informação. Os exemplos são vários: desde as rádios comunitárias mantidas pelo MST até a Rádio Verde Oliva do Exército, das mídias religiosas às parlamentares, das mídias universitárias às do Poder Judiário. Um estudo de caso foi dedicado às Mídias do Senado Federal (Rádio, Jornal, TV, agência escrita e radiofônica) e aos seus profissionais. Perfil Social, Rotinas Profissionais, Valores Jornalísticos, Critérios Editoriais e a influência sobre a imprensa comercial e seus jornalistas são alguns dos enfoques realizados.

A tese no Brasil ainda não tem uma previsão de ser lançada em português. Um trabalho preliminar foi publicado no livro Mídias das Fontes: o difuosr do jornalismo corporativo, editado pela Casa das Musas. Para os interessados, no roda-pé deste blog há informações para a encomenda do livro.

O prefácio da versão francesa é de autoria do professor Denis Ruellan e está disponível para leitura no portal sur le journalisme.com
O livro está sendo comercializado na França por 11 euros, pode ser adquirido na livraria do Senado francês, localizada no Palácio do Luxemburgo, em Paris, ou pela internet.

2 comentários:

Manu disse...

Que chique!!!!!! Parabéns!!! Manu

Unknown disse...

Felicidadesss!!! Chico, por la publicación.