Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Censura: Cuba denuncia na Unesco cancelamento de conta de site de notícias no YouTube

Do Opera Mundi

Cuba denunciou nesta quarta-feira (26/01) aos Estados-membros da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o cancelamento do canal do site Cubadebate no YouTube pelo Google. Havana também criticou o silêncio da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Em um simpósio internacional sobre liberdade de expressão realizado na sede da instituição das Nações Unidas, a embaixador da ilha caribenha na Unesco, Maria de los Angeles Florez, lamentou a falta de posicionamento do RSF. Ela disse que "não é segredo que a ONG é especializada em ataques contra os países do Sul, especialmente aqueles que têm tentado beneficiar seu povo, em desacordo com a atual ordem mundial e do oligopólio das transnacionais", disse, segundo a agência de notícias cubana Prensa Latina.

"Expressamos nossa preocupação com a censura feita pelo Google e o ataque à liberdade de expressão contra Cubadebate em um país bloqueado, onde o acesso à Internet chega via satélite e que não tem seus próprios servidores", afirmou.

Cancelamento

O canal do Cubadebate no YouTube, inaugurado em 2006, tinha mais de 400 vídeos e 1,6 milhão de acessos. De acordo com o site, foi entregue uma notificação do centro técnico do YouTube, controlado pelo Google, informando que a conta do site de Cuba seria fechada devido a uma queixa por violação de direitos autorais (copyright).

O suposto autor de um vídeo em que aparece o venezuelano Luis Posada Carriles, acusado de terrorismo por Cuba, avisou o YouTube que um trecho da produção havia sido usado pelo Cubadebate sem autorização e com isso, o Google decidiu cancelar a conta do site.

O Cubadebate se defendeu dizendo que o vídeo ao qual se referiu o YouTube foi editado de um material bem mais amplo que circulou na rede e tinha sido reproduzido em vários sites e demais veículos, sem autoria. Nenhum deles foi punido.

Nenhum comentário: