Do Portugal Digital
Lisboa - O vice-presidente da Ongoing, Rafael Mora, assegura que o grupo português, presente no Brasil através da Ejesa, "cumpre perfeitamente a lei", limitando-se a deter 30% da Ejesa, a dona do jornal "Brasil Econômico", feito à imagem do português "Diário Económico".
Em entrevista ao "Diário de Notícias", Rafael Mora explica que o facto de a brasileira Alexandra Vasconcellos, mulher do presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, deter 70% da Ejesa acontece "para cumprir a lei". "Da mesma forma que, se amanhã investirmos noutro grupo brasileiro, também terá de ser nas mesmas condições", indicou Rafael Mora.
A Ejesa foi alvo, no ano passado, de uma denúncia da Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ), que levou a uma investigação numa comissão parlamentar, por alegadamente ser um instrumento através do qual a Ongoing controlava totalmente o "Brasil Econômico".
O vice-presidente do grupo rejeita que tenham sido usados “meios ilícitos” para lançar o Brasil Econômico e acusa a Associação Nacional de Jornais (ANJ) de estar dependente de um grupo de media concorrente.
"Houve uma comissão parlamentar que investigou o assunto. Foram lá e viram que o grupo Ejesa, que é o proprietário do Brasil Económico e do Dia, cumpre absolutamente a 100% o artigo 222.º da Constituição brasileira, que diz taxativamente o seguinte: um grupo estrangeiro tem de deter menos de 30% e os 70% restantes terão de ser detidos por brasileiros natos", refere Rafael Mora.
"A nossa sócia, a dr.ª Alexandra Mascarenhas de Vasconcellos, por acaso casada com o dr. Nuno Vasconcellos, presidente do grupo Ongoing, há 23 ou 24 anos - não foi há seis meses, há cinco dias, nem por motivos de interesse - é a detentora, presidente do Conselho de Administração e accionista maioritária", acrescenta o vice-presidente da Ongoing.
“O nosso plano é continuar a crescer, quer no Brasil, se pudermos, com o grupo Ejesa, quer o grupo Ongoing, independentemente do grupo Ejesa, noutras atividades de media, porque nada nos impede de ter a aliança com o grupo Ejesa na imprensa escrita e poder ter uma aliança com outro grupo brasileiro em rádio, na televisão ou na Internet", diz.
O "número dois" do grupo destaca ainda a importância estratégica do Brasil para o Ongoing e enfatiza o crescimento do mercado publicitário no país. “É curioso ver que a publicidade no Brasil, no ano passado, cresceu 20%. Cá em Portugal diminuiu esses 20%”, refere.
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