Do M&M online
Os principais jornais brasileiros disponíveis no tablet da Apple, o iPad, passarão a cobrar pelo conteúdo nos próximos meses. Desde o lançamento do tablet nos EUA, em abril do ano passado, até a chegada do dispositivo no Brasil, em dezembro, vários veículos criaram aplicativos para suas publicações no iPad, como O Estado de S. Paulo e O Globo.
Mas, a partir de abril, quando se completar um ano após o surgimento do iPad e a revolução criada no segmento de tablets, a Apple já anunciou que os jornais não mais poderão oferecer acesso gratuito de seus conteúdos por meio da App Store. No Brasil, estima-se que a base de iPads fique entre 50 mil e 100 mil aparelhos. Esses usuários, portanto, se quiserem, terão que pagar pelo conteúdo dos jornais. Três grandes veículos nacionais – Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo – deverão apresentar novas versões em breve para seus respectivos aplicativos no iPad e passarão a cobrar pelo acesso ao conteúdo.
Nos EUA, o futuro lançamento do The Daily, jornal que é um projeto conjunto de Rupert Murdoch, da News Corp., e de Steve Jobs, da Apple, deve chegar em breve ao mercado com uma novidade, a possibilidade de oferecer ao usuário diferentes planos de assinatura, como semanal, mensal e automático.
A imposição da Apple de limitar o acesso a conteúdos gratuitos de usuários, no entanto, pode causar consequências a longo prazo para a empresa. Há uma crescente adesão de desenvolvedores ao Android, sistema operacional que equipa tablets concorrentes do iPad e que pode, futuramente, frustrar os planos da Apple de tentar dominar todas as esferas de conteúdo do tablet. O Android pode ser a saída para jornais e revistas que queiram oferecer acesso gratuito, como é o caso do projeto dos jornalistas brasileiros Joaquim Castanheira e Leonardo Attuch, que preparam o lançamento do primeiro jornal gratuito para iPad.
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