Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mídia das Fontes: Fiocruz lança emissora de TV voltada à saúde

Canal Saúde pode ser sintonizado por antena parabólica digital

Profissionais e gestores da saúde, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ganharam mais uma fonte de informação: no último mês, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oficializou a transformação do Canal Saúde, em operação há 16 anos, em uma emissora de televisão. Agora, usuários e trabalhadores da área passam a contar com um canal de informação e mobilização em torno das discussões sobre as políticas de governo para o setor.
A emissora oferece 12 horas de programação ininterrupta, das 9h às 21h. A grade será preenchida com programas dedicados à saúde pública. De acordo com a Fiocruz, o telespectador vai ter mais condições de participar do conteúdo sugerindo pautas, participando ao vivo de programas, veiculando produções independentes na grade e agendando chats associados à temática dos programas, entre outras possibilidades.
A veiculação será realizada por meio de satélite aberto, o que possibilita que toda antena parabólica com recepção digital capte o sinal do canal. Com isso, cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil podem sintonizar a programação da emissora.
Em breve, a emissora também poderá ser acessada em um canal exclusivo na Oi TV, por meio de um acordo estabelecido entre a operadora de TV por assinatura e o Ministério da Saúde. A operadora doará mais de 5 mil kits de recepção (antena, receptor digital e aparelho de televisão) aos conselhos municipais e estaduais de Saúde, facilitando o acesso à programação do Canal Saúde.

Em março, os telespectadores conhecerão a nova marca, as novas vinhetas e chamadas, os novos programas e a nova grade do canal. A perspectiva é que a programação chegue a 24 horas.

Meu Comentário: Em 1996 e 1997 criei no âmbito da Secretaria de Saúde do DF a TV Saúde. Uma rede em canal fechado, possível de ser assistida em todas as unidades de saúde, hospitais, centros de saúde públicos do DF. A programação também era veiculada pela MAIS TV (serviço de televisão difundido por MMDS) , às quartas-feiras pela manhã e pela TV Apoio, em UHF. Infelizmenete, o governo Roriz que assumiu em 1998 pois fim a um importante veículo de formação e educação em saúde.

Nenhum comentário: