Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EUA: despenca a credibilidade da imprensa

Por Dean Graber, do Blog de Notícias Jornalismo nas Américas, em 15/09/2009

Credibilidade da imprensa nos EUA cai a seu nível mais baixo em duas décadas, diz pesquisa
Uma pesquisa do Pew Research Center publicada no domingo revelou que dois em cada três americanos acreditam que as reportagens dos meios de comunicação carecem de mais rigor e precisão. Os resultados mostram o maior nível de ceticismo na imprensa nos Estados Unidos desde o início da série histórica em 1985, informa a Associated Press (AP).
“Os resultados sugerem que os jornais e as emissoras de rádio e televisão poderiam estar alienando as audiências que lutam para se manter [informadas] enquanto tratam de sobreviver à crise financeira", diz a AP.
O Pew Research Center entrevistou 1.506 adultos por telefone no final de julho. As perguntas não fizeram distinção entre blogueiros e jornalistas de veículos de comunicação tradicionais impressos ou eletrônicos, deixando aberto aos entrevistados o quê se entende por "meios informativos".
A televisão segue como a fonte de informação mais popular entre os americanos: 71 por cento dos entrevistados disseram se informar por ela das notícias nacionais e internacionais. Depois da TV, apareceram a internet (42 por cento), os jornais (33 por cento) e o rádio (21 por cento). (Os números somam mais de 100 porque os entrevistados puderam citar mais de uma fonte pela qual se informam.)
Veja os resultados da pesquisa (em inglés).

Nenhum comentário: