Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tese analisa a imagem pública do Congresso

O jornalista e pesquisador Pedro Noleto defendeu, nesta quinta-feira, na Pós-Graduação em Comunicação da UnB, a sua tese de doutorado intitulada "A imagem pública do Congresso: Uma análise político-midiática".
A banca é formada por Luis Felipe Miguel (orientador) e Fávia Biroli, ambos do Instituto de Ciência Política da UnB; Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Luiz Gonzaga Motta, Luiz Martins da Silva e Luiz Martino (suplente).
Este é um estudo sobre como e por que a imagem pública do Congresso Nacional pode ser vista como cronicamente negativa no senso comum, nas sondagens de opinião pública e nas representações da mídia informativa, bem como nas percepções dos atores políticos. Com esse objetivo, além da síntese de reflexões teóricas que podem ser relacionadas ao campo interdisciplinar da comunicação política, foi realizada uma série de entrevistas qualitativas com 20% dos parlamentares que formavam a Câmara dos Deputados na Legislatura 2003/2007. Embora as conclusões apontem para uma forte conexão entre tal imagem negativa, recorrentes escândalos políticos e questões institucionais de caráter estrutural e conjuntural, há também nesse contexto uma insuficiência de pluralismo político e social que revela um problema maior e mais complexo: a crise da democracia representativa - pois as organizações da sociedade civil não dispõem de canais adequados de participação que permitam a representação equilibrada de suas demandas tanto na mídia quanto no campo político parlamentar.Palavras-chave: imagem pública, Congresso Nacional, mídia e política, democracia representativa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até quando vamos ver nossa academia protagonizar um papel de emissora de certificados e diplomas de pós-graduação para teses ad hoc - tautológicas!? Não estou comentando especificamente sobre esta tese, mas o mais banal, que é comparar jornais impressos e televisivos e a programação dos canais de televisão, de modo a obtermos fundamentos para uma crítica às concessões públicas de TV e aos jornalões formadores de opinião, ora ora, isso parece que não tem elã...

Chico Sant'Anna disse...

Caro "Anônimo"

Creio que a melhor pessoa para debater este tema seja o Pedro Noleto autor da tese, que foi aprovada na última quinta-feira em Brasília. Vou contatá-lo para que ele faça este debate contigo.