Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Radiodifusão: MiniCom lançará editais de rádios comunitárias focadas em povos de matriz africana


A rádio comunitária Zumbi dos Palmares é uma
 
das poucas emissoras voltadas ao público afrodescendente


Do Ministério das Comunicações
O ministério das Comunicações anunciou que as comunidades afrodescendentes do Brasil vão ser beneficiadas com novas rádios comunitárias, além de contar com um reforço nas políticas de inclusão digital. A revelação foi feita durante Comissão Geral da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), para discutir o tema Discriminação Racial no Brasil e comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Os editais a serem lançados compreenderão a seleção de instituições para operarem 60 rádios comunitárias voltadas especificamente a populações de matriz africana, ribeirinhas, quilombolas, residentes em assentamentos rurais ou colônias agrícolas. A idéia é que radiodifusão também seja um espaço para contribuir com toda a discussão, divulgação e manifestação cultural dessas comunidades tradicionais.

A iniciativa faz parte das políticas públicas de inclusão digital e têm como objetivo reduzir todo tipo de desigualdade. Atualmente, o Ministério das Comunicações conta com 98 pontos do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que dão acesso à internet, em comunidades quilombolas de 22 estados brasileiros. Além disso, há previsão de ativar outros 39 pontos de conexão à rede.

Nenhum comentário: