Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Argentina anuncia saída do consórcio da TV Telesur

O governo argentino abandonará a participação que possui na rede multiestatal de televisão Telesur. A medida é considerada pelo novo presidente argentino, Mauricio Macri, como sendo “um passo mais na tarefa de desartyicular o sistema midiático estatal” criado e vitalizado nos governos Kirchneristas.

A informação foi publicada pelo jornal La Nación e confirmada pelo ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi. De acordo com a reportagem, o governo presidido por Macri dará início em breve ao processo para encerrar a participação da Argentina na empresa La Nueva Televisión del Sur, criada pelo então presidente venezuelano, Hugo Chávez, em 2005. Segundo o texto, a decisão já foi comunicada à ministra de Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra.


A Televisión del Sur - Telesur é uma rede de televisão no estilo all-news que concorre com a CNN América Latina. Com a sede principal e cabeça de rede na Venezuela, ela iniciou suas transmissões em Julho de 2005. Seu propósito é difundir conteúdos sul-americanos para os povos da América do Sul, que pouco se conhecem.

A ideia original do canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur" (Nosso Norte é o Sul), nasceu em Brasília, quando o então presidente Hogo Chávez esteve na Capital Federal e realizava uma palestra a estudantes universitários. Na ocasião, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF sugeriu a Chávez que articulasse a construção de uma estrutura noticiosa latino-americana. A ideia foi aceita e a Telesur nasceu numa parceria que contava inicialmente com o apoio financeiro da Argentina, Venezuela,Cuba e Uruguai. Posteriormente, aderiram o Equador, a Bolívia e Nicarágua.

O canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Cidade do México, Montevidéu, Bogotá, Porto Príncipe e Washington.

Brasil

O governo Lula não autorizou a participação do Brasil no consórcio e optou por criar o canal Brasil Inrtegración, operado à época pela Radiobrás, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça. Posteriormente, a Empresa Brasileira de Comunicação desativou tal projeto.

Embora o sinal seja gratuíto, nunca nenhuma operadora de TV Paga do Brasil disponibilizou o conteúdo a seus assinantes. No país, a TV Educativa do Paraná na gestão do governador Roberto Requião, chegou a fazer convênio para retransmitir alguns programas. Em Brasília, o canal comunitário TV Cidade Livre retransmite alguns conteúdos da Telesul.

A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da TeleSUR em forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.

Nenhum comentário: