Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Comissão do Senado aprova transformação de 'A Voz do Brasil' em patrimônio cultural imaterial

O projeto foi apresentado
pela ex-senadora Marinor
Brito do Psol/PA, como
forma e assegurar a
continuidade da Voz
do Brasil e a garantir
a difusão de informações
aos moradores dos
rincões brasileiros.
Com base na Agência Senado


Projeto que transforma o programa de rádio A Voz do Brasil em patrimônio cultural imaterial foi aprovado nesta terça-feira (1º) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O PLS 19/2011 segue agora para decisão final da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
O projeto foi apresentado pela ex-senadora Marinor Brito, a pedido do Movimento em Defesa da Voz do Brasil "Em Brasília, 19 horas". Coordenado pelos jornalistas Chico Sant'Anna e Beto Almeida, o movimento conta com apoio de organizações nacionais, tais como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Associação Brasileira de Imprensa, sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do Distrito Federal, dentre outras entidades.
A proposta também obriga que o programa seja transmitido em todas as rádios públicas e privadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h.
“Mais antigo programa radiofônico do gênero no mundo, há 78 anos no ar, A Voz do Brasil constitui inestimável canal de acesso à informação para parcelas significativas da população brasileira”, disse o senador.
De acordo com o texto aprovado pela CCT, "cabe aos órgãos competentes do poder público zelar pela preservação do programa, para fins históricos e de pesquisa da memória nacional”.
Flexibilização
Há um outro projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que versa sobre a Voz do Brasil. patrocinado pela Abert, ele propõe a flexibilização do horário do programa radiofônico. Tal matéria já foi aprovada pelo Senado, como PLC 109/2006, no final de 2010. Em seguida, retornou à Câmara -onde teve origem - e ainda aguarda ser votado, como PL 595/2003.

Nenhum comentário: