Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Angola ganha jornal cultural na internet

De África 21

O lançamento online do jornal angolano de artes e letras "Cultura", durante evento realizado em Luanda, representa "mais um tijolo na construção de uma informação plural, livre e responsável em Angola e no continente africano, afirmou o director-adjunto da empresa estatal de comunicação Edições Novembro, Filomeno Manaças.
O "Cultura", segundo Filomena Manaças, pode ser considerado o primeiro jornal cultural angolano do pós-independência, na linha do pensamento que norteou o lançamento, em 1957, da revista "Cultura".
As secções do site (www.jornalcultura.sapo.ao) correspondem às mesmas que existem na edição em papel: "Eco de Angola, Letras, Artes, Grafitos na alma, Diálogo intercultural, Barra do Kwanza, Navegações, Arte Poética, Memorias, Ecologia, História, Património Cultural e Editorial".
Segundo o director do Cultura, José Luís Mendonça, o jornal  vai passar a divulgar mais as manifestações regionais da arte e literatura angolana e o lançamento da edição na internet visa "assegurar que as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas para promover a cultura africana". José Mendonça manifestou-se ainda contra o que disse ser "a falsa ideia de que a modernização artística passa pelo ´assimilacionismo´ puro dos modelos ocidentais, tidos como mais progressistas, por emanarem de uma cultura tecnologicamente mais avançada."

Nenhum comentário: